Comoposição quimica dos seres vivos

3322 palavras 14 páginas
Composição Quimica dos Seres Vivos

A diversidade biológica encontrada na natureza deve-se, antes de tudo, à variedade celular. Os diversos seres vivos são formados por células que evoluíram ao longo da existência, assim como o funcionamento celular do ser vivo depende de reações químicas. Essas reações, principalmente da matéria orgânica, fundamentam a própria essência da vida.

Quando estudamos o vasto universo vivo, observamos uma certa semelhança entre as diversas formas existentes no que diz respeito à estrutura básica. A evolução fez com que os primitivos seres, oriundos de uma imensa sopa de elementos químicos, adquirissem formas cada vez mais complexas.
Essa imensa sopa, por meio de conglomerados orgânicos, deu origem à base de todas as criaturas vivas: a célula.
Essa estrutura orienta e produz as mais diferentes reações fisiológicas e morfológicas dos seres vivos, sendo considerada a unidade morfofisiológica do ser vivo.
Por meio de inúmeros métodos de pesquisa, como a microscopia óptica e eletrônica, fracionamentos e imunoensaios, é possível, atualmente, desvendar os inúmeros mistérios do mundo celular. A biodiversidade terrestre é formada, basicamente, por dois padrões celulares: as células procarióticas e as eucarióticas.
A diferença básica é a presença de envoltório nuclear. O cromossomo procariótico encontra-se em contato direto com o protoplasma. A região em que esse material genético se encontra é chamada de nucleoide. As células eucarióticas possuem um núcleo verdadeiro, com um complexo envoltório nuclear. Além disso, as células procarióticas não possuem nenhuma estrutura membranosa como, por exemplo, o retículo endoplasmático, golgiossomo, mitocôndria etc.

Composição química dos seres vivos

Todos os seres vivos são constituídos de compostos orgânicos e inorgânicos. A necessidade desses compostos varia entre as várias espécies de seres vivos, e dentro do próprio ser, dependendo do tecido e órgão estudados.

Água

A

Relacionados