comodizeroi

311 palavras 2 páginas
XTO: A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política
Autor: Manuel Castells

Tema 1: A tecnologia e a Sociedade

• A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam astecnologias.
• As tecnologias de comunicação e informação são particularmente sensíveis aos efeitos dos usos sociais da própria tecnologia.
• Contudo, a tecnologia é condição necessária mas não suficiente para a emergência de uma nova forma deorganização social baseada em redes.

Tema 2: A importância de reorganizar a sociedade

• A saúde, o poder e a geração de conhecimento estão largamente dependentes da capacidade de organizar a sociedade para captar os benefícios do novo sistematecnológico, enraizado na microelectrónica, nos computadores e na comunicação digital.

Tema 3: Caracterização da sociedade emergente
• A sociedade emergente não é apenas caracterizada como sociedade de informação ou sociedade do conhecimento, como sempre ofoi, mas o novo é que tem como base a microelectrónica, através de redes tecnológicas que fornecem novas capacidades a uma velha forma de organização social: as redes.

• Estas redes ao longo da história têm constituído uma grande vantagem e umgrande problema por oposição a outras formas de organização social. A vantagem é que as formas de organização social tornaram-se mais flexíveis e adaptáveis, seguindo de um modo muito eficiente o caminho evolutivo dos esquemas sociais humanos. Adesvantagem é que muitas vezes não conseguiram maximizar e coordenar os recursos necessários para um trabalho ou projecto que fosse para além de um determinado tamanho e complexidade de organização necessária para a concretização de uma tarefa.Tema 4: A importância das redes de tecnologias digitais

As redes de tecnologias digitais permitem a existência de redes

Relacionados