Como s o em maioria os pol ticos brasileiros segundo uma an lise baseada em Pich n Riviere

423 palavras 2 páginas
Pichón Riviere é um gênio em suas definições de tipos de papéis que podemos encontrar no meio do trabalho, define em tipos de liderança, o exato, mais comum, tipo de político brasileiro: o demagogo.

Líder? Infelizmente. :( Pode ser considerado um líder por representar os demais, seus eleitores. Líder demagogo com uma excelente retórica - mais ainda ser um formidável cara de pau de enganar, sabotar e corroer a política e o Estado brasileiro-, mas decepcionante na prática: Fala, fala, promete que vai fazer algo para o coletivo e nada se faz, pura balela! Terminado o mandato a lei que fez pode ter sido dado nome a uma rua, criado um dia nacional a tal pessoa ou coisa. Um vexame!

Líder demagógico seria aquele então que provoca desconfiança, desânimo, decepção aos demais liderados (claro aqueles que sabem o que ocorre em sua gestão, no caso da política brasileira os politizados). O impressionante que o danado tem características peculiares de cada tipo de liderança de Pichón - é um impostor: De aparência é democrático, definindo uma hierarquia de papéis e funções a cada pessoa que convida a participar de seu governo, através do reconhecimento de suas capacidades administrativas para dado cargo. Balela, define uma hierarquia, mas os papéis e funções são superficiais, seu secretário pode ser considerado superior politicamente que ele e até decidir mais - não se elege por falta de carisma -, ou também ter sido convidado por meras alianças e acordos políticos, esses que podem trazer alguém não tão preparado para capacidade administrativa que o cargo exige, sendo, em casos extremos, então um secretário (político) que pode deixar para outro segurar o abacaxi da responsabilidade e ele ter o prestígio. Vergonha! :( Tendo como estrutura a de um líder autocrático, formado por eleitores que não sabem fazer uso de sua liberdade de voto, inseguros de sua capacidade de mudança. Enfim, é um líder demagógico, que tem como uma das características de gestão a

Relacionados