Como a tecnologia dinamizou a área de compras e qual a sua importância na estratégia do “global sourcing”?

904 palavras 4 páginas
Como a tecnologia dinamizou a área de compras e qual a sua importância na estratégia do “Global Sourcing”?
O gerenciamento eficaz do setor compras é hoje uma atividade essencial e diretamente ligada à competitividade e ao sucesso de uma empresa, capaz de proporcionar a redução de custos e o aumento nos lucros.
Comprar com eficiência é um fator fundamental não só para a competitividade, mas para a permanência das empresas no mercado. É necessário que se tenha um banco de dados sempre atualizado, funcionários capazes e com alto poder de negociação, além de se investir em um relacionamento forte com os fornecedores.
As habilidades do setor de compras influencia diretamente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta indispensável para o êxito nos negócios, portanto é necessário que se promova constantes reavaliações nas estratégias adotadas além do desenvolvimento de novas diretrizes no intuito de atingir os objetivos da organização.
Atualmente, torna-se imperativo para as empresas dar uma crescente importância à sua estratégia de global sourcing, ou seja, às suas compras de materiais e componentes fora das suas fronteiras nacionais, seja por razões associadas, quer à ausência de fornecedores à altura no seu mercado, quer mesmo por razões de competitividade e, até muitas vezes, de sobrevivência.
Ao considerar-se que o global sourcing se refere às compras de materiais e componentes a fornecedores no exterior, o mesmo pode assumir vários tipos, seja de acordo com a extensão geográfica da base de fornecimento da empresa, também com a distribuição internacional das suas unidades produtivas, bem como relacionada com a existência de uma estratégia clara, em que as escolhas produtivas estão em estreita ligação com as suas decisões de aquisição e de venda.
Naturalmente, que o recurso ao global sourcing por parte das empresas tem vindo a aumentar, quer suportado pelos avanços tecnológicos associados aos sectores das tecnologias de informação e

Relacionados

  • Administração
    50085 palavras | 201 páginas
  • relatoriocontasjeronimomartins2014
    109055 palavras | 437 páginas
  • DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL REGIONAL NO BRASIL
    87448 palavras | 350 páginas