COMO A RÁDIO BRASILEIRA CONSEGUE SOBREVIVER DE FORMA INTENSA E MANTENDO UM GRANDE NÚMERO DE OUVINTES?

Páginas: 12 (2816 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
COMO A RÁDIO BRASILEIRA CONSEGUE SOBREVIVER DE FORMA INTENSA E MANTENDO UM GRANDE NÚMERO DE OUVINTES?
D'ÁVILA, Luiz Alberto Assis¹
PEREIRA, Wendell Lopes
Orientadora:
GOMES, Maria Eugênia Moreira
RESUMO
Este presente artigo busca refletir a partir da comunicação como um todo, sobre como a rádio brasileira consegue sobreviver de forma intensa, apresentando o início do rádio no Brasil, omodelo da antiga comunicação da rádio brasileira, a antiga audiência, a transformação da comunicação da rádio brasileira, atual audiência, e por fim os recursos utilizados. Considerando as transformações que se viu obrigada a passar, a intenção do rádio era principalmente em sobreviver batalhando com a grande concorrência de outros meios da comunicação e manter a audiência em altos níveis. O objetivodesse artigo é mostrar quais as mudanças que a rádio brasileira passou, e quais os métodos utilizados para sua sobrevivência. A partir disso, foi realizada uma entrevista com Elias Santos, Coordenador da Rádio UFMG Educativa, e os resultados auxiliaram para o entendimento das alterações feitas no rádio e métodos encontrados pela rádio brasileira para se manter em alta. Foi constatado também que arádio brasileira está acompanhando as novas tecnologias e implantando-as em seus sistemas para que a comunicação atinja níveis satisfatórios e para se manter em alta no mercado comunicativo.
Palavras-chave: rádio, Brasil, recursos, transformações, audiência.





¹ Graduandos em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas do Centro Universitário Newton Paiva.
² Professora deProdução de Textos do Centro Universitário Newton Paiva
1. INTRODUÇÃO:
Este artigo disponibiliza um estudo criterioso sobre a comunicação radiofônica do Brasil, revendo todo seu contexto histórico até os dias atuais. Surgindo então um problema a ser respondido: como a radiofonia consegue sobreviver atualmente? Sendo assim o objetivo central de todo o desenvolvimento a resolução dessa pergunta, deforma que fique claro o entendimento da situação real e atual da rádio.
Estatísticas foram utilizadas para a interpretação mais focada e de fácil entendimento do tema, além de pesquisas da rádio antiga e da nova. Além de uma leve passagem sobre os meios de comunicação da internet e televisão, concorrentes diretos da radiofonia.
Resultados claros foram encontrados sobre o decorrer do artigo, levandoo leitor a entender o processo de como a rádio funcionava e sua popularidade, seu declínio e crises, e sua luta para sobrevivência na atualidade. Deixando uma resposta esclarecida de acordo com o contexto lido.
2. Modelo da antiga comunicação da rádio brasileira
É inegável que o rádio, como qualquer outro meio de comunicação passou por transformações, se adaptando, com o intuito de sobreviverde forma intensa no decorrer dos anos. Uma grande e importante mudança ocorreu no modelo da comunicação radiofônica antiga.
Antigamente, o rádio no Brasil era um instrumento inicialmente educativo, com as emissoras focando principalmente na transmissão de informações. Edgar Roquette-Pinto disse: "No Brasil, o rádio e o cinema têm que ser a escola dos que não têm escola". Fazer do rádio umaferramenta para informar, educar o povo, era a principal intenção de Roquette-Pinto. Ele sempre buscou isso e conseguiu manter esse modelo até o governo de Getúlio Vargas, quando entregou os bens materiais da Rádio Sociedade, por não conseguir cumprir seus objetivos.
No governo de Getúlio Vargas, a comunicação no rádio sofreu alterações. Foi definido o modelo comercial, liberando, dessa forma, apropaganda em 1932. Começara uma nova era no rádio. A rádio brasileira se transformara então no mais importante meio de divulgação de marcas, produtos, pessoas. E acabara de encontrar uma das principais fontes de renda.
Com o tempo, outras mudanças ocorreram na comunicação. "O surgimento da televisão fez com que o rádio mudasse nos anos 1960: linguagem mais ágil, crescimento do jornalismo, declínio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Números grandes
  • A era do rádio em campina grande
  • NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA DECIMAL
  • Lei dos grandes números
  • Os números: uma história de uma grande invenção
  • Lei dos Grandes números
  • Rádio e futebol
  • Harmonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!