Como a Psicologia pode contribuir para a inclusão nas escolas

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2015
Como a Psicologia pode contribuir para a inclusão nas escolas?
O Processo de inclusão na escola com atuação do psicólogo tem sido um tema pouco explorado, este profissional tem buscado legitimarseu espaço no contexto educacional.
O Psicólogo escolar historicamente enfocou o aluno considerado desviante da norma, atualmente a implementação das políticas de educação especial na perspectivainclusiva tem trazido novos desafios para as praticas profissionais do psicólogo no contexto escolar e educacional.
A psicologia como ciência e profissão pode contribuir para pensar em outrasestratégias de atenção e atendimento dos alunos com deficiência nos diferentes níveis de ensino. Para tanto há necessidade de (re)definir o objeto e a demanda de intervenção do psicólogo, tendo em vista aspolíticas de inclusão.
A atual política de educação especial ressalta a necessidade do trabalho interdisciplinar e a importância da formação inicial e continuada dos professores. Neste âmbito,abre-se espaço para a intervenção da psicologia que pode colaborar para esta formação.
Ainda são grandes as dificuldades que o profissional de psicologia enfrenta, no entanto ele deve definir ossistemas de apoio necessários, que gerem a melhoria da atenção educacional ás pessoas com deficiência. A avaliação psicológica deve produzir dados sobre as barreiras existentes no contexto social, parafornecer os sistemas de apoios necessários enfatizando as "possibilidades e não só das limitações dos alunos".
A psicologia deve atuar no sentido da promoção da cidadania, mediando os processos deinclusão escolar, visando reduzir as barreiras atitudinais vivenciadas pelos alunos com deficiência que são, em sua maioria, sofrimentos desnecessários, decorrente de preconceitos e estigmas.
O Processode avaliação dos psicólogos deve ser problematizado, de modo a se pensar sua capacidade de abranger as múltiplas variáveis constituintes da deficiência e permitir a construção de dados que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola: pode sim, ser um espaço de inclusão.
  • O que a Psicologia pode ajudar para contribuir o tratamento de pacientes oncopatas em fase terminal?
  • o que a antropologia pode contribuir para a educaçao
  • COMO O FACEBOOK PODE CONTRIBUIR NOS ESTUDOS
  • A forma a escola pode ser concebida como um espaço da diversidade, sustentabilidade e inclusão
  • Como pode o turismo contribuir para o desenvolvimento local
  • Como a contabilidades pode contribuir para o orçamento familiar
  • Como a Contabilidade pode Contribuir para o orçamento Familiar?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!