Como a população brasileira reagiu à implantação da ditadura Getúlio Vargas, em 1937?

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Não houve nenhum tipo de entrave, por parte dos movimentos populares, à instalação do novo regime. Isso se deve, em parte, à total desarticulação da sociedade já nos anos anteriores do governo Vargas, quando um regime ditatorial e corporativista se instalava no Brasil. Para coibir a ampla mobilização popular que ocorreu nos anos 1930, culminando com a Revolta Comunista de novembro de 1935, oCongresso Nacional decretou o estado de sítio e o governo pôde reprimir todas as manifestações consideradas subversivas: jornais e revistas foram fechados ou censurados, greves e paralisações foram proibidas, centenas de pessoas foram presas e militantes foram expulsos dos sindicatos. A polícia foi o agente principal dessa repressão e o estado de sítio vigorou até 1945. O governo Vargas tambéminvestiu em propaganda e os meios de comunicação foram coagidos a defender o regime. A legislação trabalhista foi responsável pela transformação dos sindicatos autônomos em órgãos atrelados ao governo, já que, de acordo com ela, somente teriam direito aos benefícios sociais os trabalhadores cujos sindicatos fossem oficiais. Por fim, há que se considerar o impacto na opinião pública da apresentação doPlano Cohen, um documento supostamente elaborado por comunistas e que daria ensejo a uma nova insurreição. Para o governo, ele foi a prova de que, mesmo com todos os esforços repressivos, o perigo comunista continuava vivo - anos mais tarde, descobriu-se que o documento era falso.No dia 19 de abril de 1882, nascia na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul, Getúlio Dornelles Vargas, o homem que viriaa se tornar o presidente que passou mais tempo sobre a liderança de nosso país. Durante seus dois mandatos, o primeiro acontecendo entre os anos de 1930 a 1945, e o segundo, que vigorou de 1951 a 1954, ele ficou conhecido pela fase de ditadura imposta entre os anos de 1937 e 1945, fase chamada de Estado Novo, e também pela sua preocupação com a classe trabalhista, pois foram nos seus mandatos queo povo brasileiro recebeu os maiores benefícios no que se dizia respeito aos direitos dos trabalhadores.

O primeiro mandato
No ano de 1930, Getúlio Vargas liderava a revolução que viria a derrubar Washington Luís do poder e colocá-lo na cadeira da presidência da república, onde ele ficaria durante os próximos quinze anos sem nenhuma interrupção ou quebra de período. Podemos destacar com umaforte característica do seu governo, nessa primeira fase, o nacionalismo e o populismo, já que Getúlio era uma pessoa altamente popular, que buscava de todas as formas conquistar principalmente a classe trabalhadora, vendo que era muito importante para o seu governo ter o apoio dessas pessoas, que iriam contribuir de certa forma para que ele pudesse passar o maior tempo possível no poder.

Entreas várias atitudes destes seus quinze anos de mandato podemos destacar as seguintes:

Em 1934 é promulgada a constituição sob seu governo;
No ano de 1937 é fechado o Congresso Nacional e instalado o Estado Novo;
Com a criação do Estado Novo ele passa a governar de forma Ditatorial, centralizada e controladora;
Criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, com a finalidade decontrolar e censurar qualquer tipo de manifestação que fosse contrária ao seu governo;
Perseguição a políticos da oposição, principalmente os do partido comunista;
Envia para o governo nazista a esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, Olga Benário.
Foi também nesse primeiro mandato que Vargas tomou as primeiras atitudes em relação ao bem estar do povo trabalhador brasileiro, que em sua grandemaioria vivia de forma precária, sem possuir nenhum direito nem a garantia de um salário digno.

A princípio, ele criou a Justiça do Trabalho, no ano de 1939, que viria a ser uma das mais importantes ferramentas do trabalhador para lutar pelos seus direitos, adquiridos ainda na sua gestão. Em seguida ele criou a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, onde ele instituía a partir de então um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMAGEM DE SI: O ETHOS DISCURSIVO NO DISCURSO MANIFESTO DE GETÚLIO VARGAS DE 1937
  • Getúlio Vargas
  • Getulio Vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio Vargas: Uma Era
  • Getúlio vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!