Como a política fiscal influencia a demanda agregada.

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 7 de junho de 2012
Economia
Cap. 24 - A Influência das Políticas Monetária e Fiscal sobre a Demanda Agregada.

Como a Política fiscal influencia a demanda agregada.
O Governo pode influenciar a economia por meio da política monetária e política fiscal. A política fiscal compreende as escolhas do governo, a política fiscal influencia a poupança, o investimento e o crescimento em longo prazo. No curto prazo oefeito da política fiscal se da sobre a demanda agregada de bens e serviços.

Quando os formuladores de políticas alteração a oferta de moeda ou o nível de impostos, deslocam a curva de demanda agregada. Por outro lado, quando o governo altera suas próprias compras de bens e serviços, desloca diretamente a curva de demanda agregada. A dois efeitos macroeconômicos que fazem a demanda agregadadiferir da variação das compras do governo.
O Primeiro efeito multiplicador sugere que o deslocamento na demanda agregada poderia ser maior do que $ 20 bilhões. O segundo efeito descolamento, sugere que o deslocamento na demanda agregada poderia ser menor do que $ 20 bilhões. Iremos discutir cada um desses efeitos.

Efeito Multiplicador
O impacto imediato da maior demanda do governo é aumentar oemprego e os lucros na Boeing. Então, como os trabalhadores passam a ter maiores salários e os proprietários da empresa maiores lucros, eles respondem esse aumento na renda aumentando suas despesas de bens e consumo.
Esse efeito multiplicador continua mesmo depois dessa primeira rodada. Quando as despesas de consumo aumentam, as empresas que produzem esses bens contratam mais pessoas e registrammaiores lucros. Os maiores salários e lucros estimulam novamente as despesas de consumo, e assim por diante.
Esse efeito multiplicador decorrente da reação das despesas de consumo pode ser reforçado pela reação do investimento aos níveis mais elevados de demanda. Por exemplo, a Boeing poderia reagir à maior demanda por aviões decidindo comprar mais equipamento ou construindo uma nova fábrica.Nesse caso, a maior demanda do governo impulsiona uma maior demanda por bens de investimento.
Essa resposta positiva da demanda por investimento é o por vezes chamada de acelerador do investimento.
O Multiplicador é um conceito importante em macroeconomia porque mostra como a economia pode ampliar o impacto de variações nas despesas. Uma pequena variação inicial no consumo, no investimento, nascompras do governo ou nas exportação liquidas pode acabar tendo um grande efeito sobre a demanda agregada e, portanto, sobre a produção de bens e serviços da economia.

Efeito Deslocamento
Mas outro efeito opera na direção oposta. Enquanto um aumento das compras do governo estimula a demanda agregada por bens e serviços, ele também provoca um aumento na taxa de juros e uma taxa de juros maiselevada reduz as despesas de investimento e reduz a demanda agregada. A redução da demanda agregada que resulta quando uma expansão fiscal aumenta a taxa de juros é chamada de efeito deslocamento.
Para entender por que a expulsão acontece, vamos considerar o que ocorre no mercado de moeda quando o governo compra aviões da Boeing. Como a renda aumenta, as famílias planejam comprar mais bens e serviçose, como resultado, optam por manter uma parcela maior de sua riqueza na forma liquida. Isso é o aumento na renda causado pela expansão fiscal elevada a demanda por moeda.
O aumento da taxa de juros, por sua vez, reduz a quantidade demandada de bens e serviços. Mais especificamente, como os empréstimos estão mais custosos, a demanda por investimento em imóveis e empresas diminui.
Quando o governoeleva suas compras em $20 bilhões, a demanda agregada por bens e serviços pode aumentar mais ou menos do que $20 bilhões, dependendo de qual dos efeitos é o maior: o efeito multiplicador ou o efeito deslocamento.

Alteração nos impostos
O outro instrumento importante da política fiscal, além do nível das compras do governo, é o nível de tributação. Quando o governo reduz o imposto de renda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oferta Agregada E Demanda Agregada
  • demanda agregada
  • Demanda agregada
  • Demanda agregada
  • Demanda Agregada
  • Demanda E Oferta Agregada
  • Macroeconomia
  • DEMANDA E OFERTA AGREGADA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!