Como a experiência consciente pode afetar o cérebro?

Páginas: 57 (14112 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
Como a experiência consciente pode afetar o cérebro?1

http://cogprints.org/2750/01/JCSVelmans2001.final.htm

Max Velmans, Departamento de Psicologia, Goldsmiths, University of London, New Cross, London SE14 6NW, England.
 
Journal of Consciousness Studies, 9(11), 2002, pp.3-29. (Artigo produzido para edição especial)

RESUMO
No nosso dia-a-dia, aceitamos que possuímos controleconsciente de algumas de nossas ações, e que a parte de nós que exerce esse controle é a mente consciente. A medicina psicossomática também assume que a mente consciente pode afetar os estados corporais, amparada na evidência de que a utilização de sugestão imagética, hipnose, biofeedback2 e outras “intervenções mentais” podem ser utilizadas em diversos tratamentos. Entretanto, não há qualquer teoriaaceita a respeito da interação entre a mente o corpo, e isso tem um efeito negativo sobre a aceitação da causação mental na ciência, na filosofia e em diversas áreas da prática clínica. Os relatos biomédicos tipicamente traduzem os efeitos da mente em termos de efeitos do funcionamento do cérebro, explicando, por exemplo, as interações em termos da interconexão e do controle recíproco dos sistemascortical, neuroendócrino, autonômico e imunológico. Tais relatos são instrutivos, mas são implicitamente reducionistas, e evitam responder a questão sobre como as experiências conscientes podem ter efeitos corporais. Por outro lado, os relatos não-reducionistas precisam lidar com três problemas: 1) O mundo físico parece causalmente fechado, o que parece não deixar espaço para a intervençãoconsciente. 2) Ninguém é consciente do seu próprio processamento cerebral/corporal e, sendo assim, como seria possível controlar esse processamento conscientemente? 3) As experiências conscientes parecem acontecer tarde demais para afetar causalmente os processos com os quais estão obviamente relacionados. O presente artigo sugere que o “controle mental consciente” precisa ser parcialmente entendido emtermos das operações voluntárias da mente pré-consciente, e que isso permite um relato do determinismo biológico que é compatível com a experiência do livre arbítrio.

O que precisa ser explicado

A suposição de que possuímos uma mente consciente que controla nossas funções e ações voluntárias é aceita como verdadeira na vida quotidiana, e está profundamente enraizada em nosso sistema ético,político e legal. O efeito potencial da mente sobre o corpo também é aceito como não-problemático pela medicina psicossomática. Em princípio, há quatro maneiras diferentes segundo as quais o corpo/cérebro e a mente/consciência podem entrar em relações causais. Pode haver causas físicas para estados físicos, causas físicas para estados mentais, causas mentais para estados mentais e causas mentais paraestados físicos. É importante estabelecer que formas de causação são eficazes na prática, e isso não apenas para aprofundar nosso entendimento das interações entre mente e corpo, mas também para tratar devidamente algumas doenças.
Dentro da medicina convencional, a causação física–física é tomada como dada. Conseqüentemente, o tratamento adequado para desordens físicas é alguma forma deintervenção física. A psiquiatria considera a eficácia da causação física-mental como dada, e daí se segue que o tratamento adequado para desordens psicológicas pode envolver drogas psicoativas, neurocirurgia, e aí por diante. Muitas formas de psicoterapia consideram a causação mental-mental como dada, e assumem que as desordens psicológicas podem ser minoradas através de “talking cure”3, sugestão imagética,hipnose e outras formas de intervenção mental. A medicina psicossomática assume que a causação mental-física pode ser eficaz (“psicogênese”). Conseqüentemente, sob determinadas circunstâncias, uma desordem física (por exemplo, a paralisia histérica) pode exigir uma intervenção mental (psicoterapêutica). Dadas as numerosas evidências de que todas essas interações causais de fato acontecem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • como a opinião dos outros pode afetar a sua
  • Como a poluição pode alterar nosso cerebro
  • Controle consciente das experiências pessoais
  • Elementos da Experiência Consciênte
  • Falta de gua pode afetar 55
  • A entrevista Fenomenológica e o estudo da experiência consciente
  • Como a Crise na China Pode Influenciar e afetar o Brasil
  • 1 COMO O ESTRES PODE AFETAR A SUA SA DE E COMO LIDAR COM ELE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!