Como você vê o mundo?

Páginas: 6 (1275 palavras) Publicado: 26 de abril de 2012
Capítulo 1 - Como você vê o mundo?

1 – Introdução
O objetivo desse Capítulo é levantar questões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, estimular o exercício da visão de mundo, desenvolvendo a capacidade de perceber as mudanças, seus impactos e agir nesse cenário. Conduzir você a levantar e encontrar respostas para questões sobre alguns fenômenos que estão acontecendo naatualidade, avaliar as interferências em cada um de nós, nos negócios e na sociedade.

1.2 – Visão de Mundo
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas como o percebemos variam de pessoa para pessoa. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra.
A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente, eprojetar e predizer o futuro.
Projetar o futuro é estimar um evento futuro com base em dados históricos.
Predizer o futuro é estimar eventos futuros com base em considerações subjetivas, como a intuição.

Cada um de nós tem sua própria visão de mundo, e essa visão exerce um grande impacto em nossas atitudes, nas formas de agir, de nos comunicar, etc.
Precisamos dessa visão para dar direçãoem nosso comportamento e auxiliar a estabelecer algum grau de previsibilidade para nossa vida. É um ponto de referencia para que organizemos a realidade e é um recurso pelo qual elaboramos respostas adequadas diante de pessoas, coisas e lugares. A forma como uma pessoa interpreta e avalia a realidade contribui para a sua saúde mental e emocional.
Essas divergentes visões de mundo possibilitammúltiplos pontos de vista de um mesmo fenômeno.

Tipos de Visão de Mundo
Visão Linear e Hierárquica
A explicação de visão linear e hierárquica, é orientada pelo assim chamado Paradigma Newtoniano-Cartesiano.
Paradigma, em sua essência, significa "aprender a aprender", conhecer o todo por métodos analíticos e investigativos, planejados a partir de conhecimentos adquiridos. É pura pesquisaanalítica e visa proporcionar ao ser humano conforto e felicidade.
Deve-se isso aos grandes gênios de antigamente, filósofos e matemáticos como Newton, Descartes, Galileu e Bacon. Eles fragmentaram o conhecimento humano de maneira lógica e organizada possibilitando grandes descobertas. Descartes desenvolveu o método racional dedutivo, enquanto Newton consolidou este método, surgindo assim o paradigmaNewtoniano-Cartesiano , cuja característica é a fragmentação de um fenômeno em parte para melhor compreende-lo. O todo seria então resultado da união destas partes menores.
Visão Sistêmica ou Holística
Foi criada em contraposição à visão de mundo linear.
A visão holística de pessoas significa uma visão não fragmentada do real, em que sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram sereforça, e se controlam reciprocamente, permitindo ao homem uma plena consciência, a cada momento, de todos os fatores envolvidos em cada situação de sua existência, permitindo-lhe tomar a decisão certa, no momento certo, com sabedoria.
A visão holística possibilita às pessoas novas formas de relacionamentos. As pessoas são o centro de uma rede formada de sociedade e política, da forma de fazernegócios e do modo de trabalho.
Os defensores dessa nova visão advogam por uma ciência sistêmica, que mostre que os sistemas vivos não podem ser compreendidos individualmente, pois não são formados por partes individuais, e que só podem ser compreendidas dentro de um contexto maior, alegando que tudo no planeta está conectado e cada parte é sistematicamente relacionada com as outras. Cada atividadehumana afeta o sistema como um todo, e nessa visão os problemas também estão interligados.
“A visão holística pode ser considerada como maneira de perceber a realidade, e a abordagem sistêmica como o primeiro nível de operacionalização dessa visão.”
(FERREIRA; REAIS. PEREIRA, 1997, citados por PEREIRA, 2008, p. 33)

1.3 – Fenômenos que interferem na visão de mundo
A visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mundo como você vê
  • Dpp-o mundo como você ve.
  • O mundo como você vê
  • O mundo como você ve
  • O mundo como você vê .1
  • O mundo como você vê
  • O mundo como você vê
  • o mundo como você vê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!