Como Utilizar A T Cnica Dos Seis Chap Us Do Pensamento

860 palavras 4 páginas
Como utilizar a técnica dos Seis Chapéus do Pensamento?

Pode utilizar a técnica dos Seis Chapéus do Pensamento em reuniões ou sozinho. Em reuniões traz o benefício de bloquear os confrontos que acontecem quando as pessoas com diferentes estilos de pensamento discutem sobre o mesmo problema.
Como já foi referido no artigo "Seis Chapéus do Pensamento: vários pontos de vista para uma decisão", os chapéus indicam estados emocionais e linhas de pensamento (por exemplo, a perspetiva com que se vê algo). Edward de Bono frisou: "As emoções são uma parte essencial da nossa capacidade de raciocínio e não apenas algo extra que deturpam o nosso pensamento" (1985). Um estilo de pensamento (ou chapéu) não é inerentemente "melhor" do que o outro. Uma equipa completa e equilibrada reconhece a necessidade de todos os chapéus estarem presentes para considerarem todos os aspectos que têm que enfrentar.
Cada Chapéu do Pensamento corresponde a um diferente estilo de pensamento. Estes estilos são explicados de seguida:
Chapéu Branco: Com este chapéu do pensamento vai focar-se nos dados/informações disponíveis. Olhe para a informação de que dispõe e veja o que pode aprender com ela. Verifique que falhas há no seu conhecimento e tente preenchê-las ou tê-las em conta. É neste momento que analisa as tendências passadas e tenta extrapolar sobre dados históricos.
Chapéu Vermelho: Colocar o chapéu Vermelho, vai fazê-lo olhar para os problemas utilizando a intuição, a reacção instintiva e a emoção. Também será importante que tente pensar como é que as outras pessoas irão reagir emocionalmente. Tente compreender as respostas das pessoas que não conhecem as suas razões.
Chapéu Preto: Com este chapéu tem de olhar para todos os pontos negativos da decisão. Tente ver onde é que pode não funcionar, o que pode correr mal. Isto é importante porque destaca os pontos fracos de um plano, permitindo eliminá-los, alterá-los ou preparar planos de contingência para combate-los. Este chapéu ajuda-o a fazer

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Faculdade
    122663 palavras | 491 páginas