COMO USUFRUIR SUSTENTAVELMENTE DE RECURSOS RENOVAVEIS EM GRANDES EMPRESAS”

1343 palavras 6 páginas
REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO DE PESQUISA “COMO
USUFRUIR SUSTENTAVELMENTE DE RECURSOS RENOVAVEIS EM
GRANDES EMPRESAS”
A ESCRITA ANTES DO PAPEL E SEU SURGIMENTO
Como era a escrita antes do papel? Muitas pessoas sabem que os homens préhistóricos registraram o seu legado por meio de figuras nas cavernas. Para tornar essa escrita um recurso móvel, nossos ancestrais começaram então a lapidar pedras e desenhar em sua superfície. Ainda sem tecnologia, após isso eram utilizados os recursos que a natureza oferecia, como folhas de algumas espécies de arvores, ossos, couro de animais e etc.
Com o desenvolvimento da inteligência humana, a escrita e os recursos foram se desenvolvendo com a escrita em barro cozido, fibras de tecido, papiro e o pergaminho, estes últimos mais próximos do papel como é conhecido hoje, feito com celulose. Quanto ao surgimento, a maioria dos historiadores atribui sua descoberta ao imperador chinês Ho Tio no ano de 150, onde se era utilizado fibras vegetais reaproveitáveis, como fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados; “A massa resultante era espalhada sobre uma peneira com moldura de bambu e um pano esticado e

submetida

ao

sol

para

um

processo

natural

de

secagem.”(www.bracelpa.org.br/bra2/?q=node/170).
Ainda conforme a BRACELPA, por mais de 600 anos os chineses guardaram sigilo sobre esse sistema de fabricação do papel, sendo desvendado em 751, quando o exercito árabe atacou um domínio chinês e tomou o sistema de produção. Depois disso, os árabes introduziram a técnica na Espanha, e a mesma espalhou-se pelo ocidente.
Porém há também teses, como a de Rafael Bensi, da “Oficina do
Historiador”(oficinadohistoriador.blogspot.com.br/2011/05/breve-historia-do-

surgimeno-do-papel.html), que afirmam que a disseminação da técnica se deu através dos monges budistas, que migraram para o Japão e a Coréia. No Japão, a técnica teria sido refinada e aperfeiçoada.
O papel durante grande

Relacionados