Como Usar O Programa

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Tutorial de como usar - ImageJ
1 - Abrindo arquivos
Quando desejamos abrir arquivos no ImageJ, precisamos acionar a função File, que fica situada no canto superior esquerdo da janela de ferramentas do ImageJ. Ao clicar sobre a palavra File, uma lista de comandos aparece (veja figura 2).
Para abrir imagens estáticas no ImageJ, siga a sequência File>Open>[Endereço do arquivo desejado]. Para abrirarquivos de vídeo no ImageJ, siga a sequência File>Import>[Formato do arquivo desejado].
Quando a função Import é acionada, uma lista com formatos de arquivos a serem importados surge a nossa frente (veja figura 3).
Ao escolher um formato de arquivo a ser aberto, por exemplo, um arquivo do tipo AVI, uma nova janela temporária se abre.
Para abrir o arquivo e iniciar a analise com o ImageJ,precisamos indicar o caminho ou o diretório onde do arquivo em questão.
O ImageJ reconhece o formato de AVI e seus antecessores



2 - Obtendo informações sobre as Imagens
A imagem aberta na janela de imagens é analisada como se estivesse sobre um plano cartesiano formado.
As coordenadas de um ponto específico da imagem podem ser obtidas levando o cursor do mouse até esse ponto. Essas coordenadasapareceram na parte inferior da barra de ferramentas (veja figura 4).
No caso de um vídeo, surge também, na parte inferior da barra de ferramentas, uma coordenada denominada Z.
A identificação direta desse frame é facilmente obtida mediante a consulta ao primeiro número exibido na parte superior da janela de imagem (veja, novamente, a figura 4). Assim, no exemplo apresentado na figura 4, o número13/127 indica que a janela de imagens exibe o frame de número 13 de um vídeo composto por 127 frames. Quando sabemos quantos centésimos ou milésimos de segundo estão associados a cada frame, temos informação sobre o tempo transcorrido entre dois momentos exibidos no vídeo que estamos a analisar.


3 - Fazendo medidas com o ImageJ
O programa ImageJ permite a medida de comprimentos, áreas, intensidadede cores e uma série de outras informações que podem estar disponíveis na imagem. Para realizar medidas de comprimento, precisamos fornecer ao programa uma distância real que faz parte da imagem a ser trabalhada.
Para calibrar a ferramenta de medida do ImageJ a partir de um comprimento conhecido, é necessário selecionar a função Straight Line Selection, mediante um clique sobre o quinto botãoretangular, contado da esquerda para a direita, que compõe a barra de ferramentas.
Após acionar essa função, você irá usar o mouse para estender uma linha amarela sobre um comprimento conhecido na imagem, como aparece na figura 5. É preciso procurar um objeto de tamanho conhecido. Na figura 5, esse comprimento conhecido corresponde à altura de 1,66 metros.
Para criar uma linha amarela sobre umcomprimento conhecido em uma dada imagem, você deve: (i) clicar com o botão esquerdo do mouse em cima de uma das extremidades da região da imagem cujo comprimento é conhecido; (ii) arrastar o cursor do mouse sobre essa seção da imagem, mantendo o botão esquerdo pressionado; (iii) soltar o botão do mouse assim que o cursor atingir o final da seção da imagem sobre a qual estamos inserindo a linha amarela.Caso a linha fique mais comprida ou mais curta do que deve, basta posicionar o cursor do mouse sobre uma de suas extremidades. Clique no botão esquerdo do mouse e arraste a extremidade da linha amarela até ela atingir a posição adequada.
Depois de criar a linha amarela é preciso dizer ao software qual é o comprimento que ela representa. Para isso, clique sobre a função Analyze que fica na linha defunções da janela de ferramentas, acima da linha de botões retangulares. Ao clicar sobre essa função, uma lista de comandos de análise, dividida em dois segmentos consecutivos, torna-se acessível (veja a figura 6). O primeiro comando do segundo segmento dessa lista é Set. Ao escolher a função Set Scale, uma nova janela se abre (veja figura 7).
Quando isso acontece, basta inserir o valor do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quando usar na ou nem
  • Transgenicos: usar ou não usar?
  • Como usar o soudforge
  • brainstorming-o-que-é-como-usar
  • Por que usar Linux?
  • Como usar o Dropbox
  • Qual Buquet usar
  • Como usar facebook

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!