Como um hobbye afeta sua vida

1292 palavras 6 páginas
A importância de ter um hobby
Publicado por Psicologo Online Felipe de Souza - Tudo sobre Psicologia

Olá amigos!
Aqui em nosso site temos falado muito sobre os temas da escolha profissional, dicas para uma carreira bem sucedida, melhores faculdades e pós-graduações. Neste texto, ligado a todos estes temas, gostaria de compartilhar algumas ideias a respeito da importância de termos um ou mais hobbies.
O que é um hobby?
Hobby no singular e hobbies no plural significa uma ou mais atividades que são praticadas por prazer, por diversão, em nosso tempo livre e que podem – ou não – se converter em uma fonte de renda, uma fonte de ganhos financeiros.
Eu cresci em meio à biblioteca do meio pai e nela havia uma Coleção sobre Hobbies: marcenaria, pintura, escultura, elétrica. Lembro de achar esta palavra engraçada e só mais tarde vim a compreender o seu significado. Não só por ser uma palavra estrangeira, mas porque para uma criança que sentido há na distinção entre trabalho e hobby? De certo modo, a infância é o momento em que temos tempo para “atividades que são praticadas por prazer”, não é mesmo?
A importância de ter um hobby
Eu diria que, além da definição acima, um hobby é uma atividade que é praticada com constância e com dedicação. Uma atividade que nos instiga, que nos dá contentamento, mas para a qual nós temos que nos esforçar também. Não é só o prazer pelo prazer. Por isso, pela dedicação e constância, muitos hobbies acabam se tornando uma profissão, ou seja, tomam o lugar da função antes principal, seja um emprego ou negócio, na medida em que podem também trazer dinheiro.
Mas a importância de ter um hobby não é apenas por poder tomar o lugar da carreira anterior ou por poder ajudar na renda mensal, a importância de ter um hobby consiste no fato de que em um hobby podemos exercer atividades, competências e talentos que não cabem em nossa função principal.
Como exemplo, podemos imaginar um médico cirurgião que pinta quadros ou toca oboé, ou um

Relacionados