Como transformar gerentes em líderes de pessoas

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Como Transformar os Gerentes em Líderes de Pessoas
Milton Luís Figueiredo Pereira*


Objetivos:
A proposta é apresentar mecanismos ou metodologias que apóiem a construção de uma empresa de líderes em substituição à velha hierarquia de gerentes ou até mesmo que transformem esses gerentes, em geral promovidos unicamente com base em suas competências técnicas, em autênticos líderes de pessoas.Construir uma empresa de líderes pode ser mais fácil que mudar velhos gerentes, ancorados em anacrônicos paradigmas, que orientam seu pensamento cristalizando verdades absolutas em rígidos modelos mentais.
Em primeiro lugar, é importante justificar a pertinência do tema no atual contexto empresarial na chamada era do conhecimento. É fundamental compreender por que a “gestão de pessoas” assumeposição relevante na administração das empresas.
O conhecimento, em constante transformação e cada vez mais acessível, redefine as bases da gestão de pessoas, sendo fonte privilegiada de poder. Mais pessoas com poder querem influenciar, participar de decisões, questionar, liderar.
Surgem líderes potenciais em todos os cantos da empresa exigindo líderes que os desenvolvam. Os velhos gerentesnão percebem os novos paradigmas da gestão de pessoas e se tornam incapazes de liderar líderes, condição indispensável à empresa moderna, mais dependente do que nunca da criação e transformação do conhecimento, garantia de inovação e sobrevivência.
Pretendemos apontar caminhos para construir uma empresa de líderes sob rigorosa revisão conceitual, que permita ao leitor abstrair-se de interpretaçõese entendimentos da velha empresa da era industrial, exatamente quando proliferam gerentes, chefes e encarregados.
Iremos apresentar exemplos da gestão de pessoas Serasa, empresa premiadíssima pela excelência de sua gestão, especialmente pelo modelo de gestão de pessoas.
Objetivamos mostrar alguns caminhos que sugerem bases sólidas de transformação das empresas em “redes de líderes” em que osgerentes efetivamente se tornam líderes de pessoas.

Liderar Pessoas é Preciso

Aquilo que parecia ser mais uma moda da área de RH – transformar os gerentes em gestores de pessoas – lançada lá pelos anos 80 do século passado se torna hoje imperativo de inserção das empresas na era do conhecimento.
Naquele tempo, a febre de downsizing prenunciava as transformações cada vez mais aceleradasque estavam por vir. As empresas começavam a perceber que o velho termo “produtividade” era substituído por competitividade e que a causa era uma tal globalização, que chegava ameaçadora. A ordem era primeiramente reduzir o tamanho. O small is beautiful era um lema apregoado por famosos gurus de plantão.
A área de RH, histórica vitima de corte, ante a redução dos próprios quadros não tinha outrasaída senão pregar a transferência da gestão de pessoas para os gerentes em todos os níveis da empresa. Com menos gente, O RH assumiria uma função consultora, livrando-se das inúmeras tarefas de lidar com pessoas no dia a dia. Em seu apoio surgia com força e prestígio a terceirização, que podia até responder pelas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, etc.
O que parecia ser, depois,estratégia de sobrevivência da área de RH se tornaria a solução fundamental para o processo de transformação da empresa.
A área de RH, consciente ou inconscientemente, pressionada ou não pelas circunstâncias, estabelecia para si mesma um novo caminho. O problema eram os gerentes que, pegos no contrapé, se viam, no mínimo, instados a ampliar seu papel gerenciando pessoas, antes prerrogativaindelegável da área de pessoal.
“O que fazer com a nova e ‘nobre’ incumbência?”, certamente se perguntavam.
Na verdade, os critérios que os levaram à condição de gerentes foram meramente técnicos. Competentes contadores se tornaram (ainda se tornam?) gerentes da área contábil, grandes vendedores viraram supervisores de venda, e assim por diante.
A frase comumente ouvda era a seguinte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Líderes e Gerentes
  • Lider ou gerente
  • Gerente e lider
  • Como Transformar Lideres Em Gestores
  • Diferença entre gerente e líder
  • Gerente e Líderes qual a diferença?
  • Diferenças entre gerente e líder
  • Qual a diferença entre um lider e gerente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!