COMO TRABALHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS ETAPAS DO PCD’s

3039 palavras 13 páginas
COMO TRABALHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS ETAPAS DO PCD’s
Mauro Santos¹

RESUMO
Pessoas com limitações físicas, mentais, sensoriais e cognitivas sempre existiram, mas seu reconhecimento dentro do contexto social foi demarcado por concepções errôneas, mitos, sofrimentos e abandono que partiram de conceitos arraigados ao contexto social de cada época histórica. No decorrer da história podemos destacar quatro momentos distintos: extermínio, segregação, integração e a inclusão.
Palavras chaves: extermínio, segregação, integração e a inclusão.

INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade se observa registros através de papiros e desenhos da existência de pessoas com algum tipo de deficiência, algumas congênitas e outras adquiridas pela luta da sobrevivência e resultantes de guerras.
A história das pessoas com deficiência deve ser observada dentro do contexto histórico de cada época, desde filósofos da antiguidade como Platão era a favor do extermínio, pois essas práticas eram coerentes com o equilíbrio demográfico e elitista. Na Idade Média houve a proibição ao extermínio, proibição esta imposta pela Igreja. A segregação perpassa pela Idade Moderna, sem ofertar atendimento especializado, mas com o iluminismo e os intercâmbios entre intelectuais ascende teorias cientificas a respeito das pessoas com deficiência, e uma nova proposta começa a surgir, o assistencialismo, que se concretiza na Idade Contemporânea, perpassando pela integração e atualmente à inclusão.

AS QUATRO FASES HISTÓRICAS DO PCD’s As quatros fases históricas as quais as pessoas com deficiência foram impostas se observa uma evolução muito contextualizadas com as filosofias sociais, econômica e políticas. No entanto na contemporaneidade ainda está transcorrendo o processo da integração para inclusão. A proposta da inclusão traz a tona uma série de reflexões e discussões a respeito das relações sociais no âmbito educacional para o processo de

Relacionados

  • Plano de negócio
    34909 palavras | 140 páginas
  • Os efeitos produzidos na vida das pessoas com deficiências diante da inclusão no mercado de trabalho
    39962 palavras | 160 páginas