Como terminará o conflito israelo-palestiniano

969 palavras 4 páginas
Como o conflito vai acabar?

Há basicamente três maneiras para que a disputa seja encerrada de uma maneira mais definitiva – sem garantias, é claro. No entanto, somente uma delas aprece ser viável e verdadeiramente pacífica. Descrevemos cada uma delas a seguir:
Solução de um Estado

A ideia seria simplesmente eliminar todas as fronteiras entre Israel e Palestina, unindo as duas populações como membros de um só país de uma vez por todas em um Estado igualitário e pluralista. Embora a ideia soe bonita, muitos especialistas acreditam que isso seria inviável por conta de um simples fator demográfico: os árabes rapidamente superariam o número de judeus.

Após gerações de pessoas que se sentem desprivilegiadas e perseguidas por Israel, a maioria árabe certamente votaria por desmanchar tudo o que hoje torna a Terra Santa uma nação judaica. Após tudo o que fizeram para finalmente conseguirem sua pátria depois de milhares de anos de sofrendo outros tipos de perseguição, os judeus jamais abririam mão da soberania para se tornarem uma minoria em meio a uma população que consideram hostil.
Mega Curioso
Destruição de um dos lados

A segunda forma como o conflito poderia acabar é se um dos lados abertamente extinguisse o outro, em uma ação que certamente seria considerada um abuso catastrófico contra os direitos humanos. A opção é a favorita de extremistas como os membros do Hamas e os colonizadores israelenses de direita.

Se o resultado terminasse a favor dos militantes palestinos, o estado de Israel seria abolido e substituído por uma Palestina unificada. Os judeus sobreviventes então se tornariam uma minoria e o conflito atual provavelmente seria trocado por uma versão espelhada.

Já no caso de vitória dos extremistas da Terra Santa, Israel anexaria definitivamente toda a Cisjordânia e Gaza. Os palestinos que não acabassem mortos então seriam tratados como cidadãos de segunda classe, de forma similar ao que ocorreu no apartheid sul-africano, ou sofreriam

Relacionados

  • Crise do canal de suez
    13083 palavras | 53 páginas
  • organização das Nações unidas e seus orga
    137235 palavras | 549 páginas
  • Colonização Americana
    121842 palavras | 488 páginas
  • O último segredo - josé rodrigues dos santos
    132475 palavras | 530 páginas