COMO SURGIU O GRAFITE

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
COMO SURGIU O GRAFITE.
A palavra grafite é de origem italiana e significa "escritas feitas com carvão".
Os antigos romanos tinham o costume de escrever manifestações de protesto com carvão nas paredes de suas construções. Tratava-se de palavras proféticas, ordens comuns e outras formas de divulgação de leis e acontecimentos públicos. Alguns destes grafites ainda podem ser vistos nas catacumbasde Roma e em outros sítios arqueológicos espalhados pela Itália.
No século XX, mais precisamente no final da década de 60, jovens do Bronx, bairro de Nova Iorque (EUA), restabeleceu esta forma de arte usando tintas spray. Para muitos, o grafite surgiu de forma paralela ao hip hop - cultura de periferia, originária dos guetos americanos, que une o RAP (música muito mais falada do que cantada), o"break" (dança robotizada) e o grafite (arte plástica do movimento cultural). Nesse período, academias e escolas de arte começaram a entrar em crise e jovens artistas passaram a se interessar por novas linguagens. Com isso, teve início um movimento que dava crédito às manifestações artísticas fora dos espaços fechados e acadêmicos. A rua passou a ser o cenário perfeito para as pessoas manifestaremsua arte.
Os artistas do grafite, também chamados de "writers" (escritores), costumavam escrever seus próprios nomes em seus trabalhos ou chamar a atenção para problemas do governo ou questões sociais.
Na Europa, no início dos anos 80, jovens de Amsterdã, Berlim, Paris e Londres passaram a criar seus próprios ateliês em edifícios e fábricas abandonadas. O objetivo era conseguirem um espaço paracriarem livremente. Nesses locais, surgiram novas bandas de música, grupos de artistas plásticos, mímicos, atores, artesãos e grafiteiros.
Muitos grafiteiros europeus e norte-americanos que viveram e trabalharam nesses espaços alternativos conseguiram levar mostrar suas obras aláem das fronteiras de seus países. Alguns exemplos desse movimento são: Jean-Michel Basquiat, Keith Haring e Kenny Scharf .Haring e Scharf expuseram seus trabalhos na XVII Bienal Internacional de São Paulo, em 1983, exercendo forte influencia entre os artistas do grafite no Brasil. A XVIII Bienal, em 1985, lançou nomes de grafiteiros brasileiros, tais como Alex Vallauri, Matuck e Zaidler.
Grafite como projeto social
Muitas pessoas viam os trabalhos dos grafiteiros apenas como um amontoado de letras rabiscadas e semnexo, ou como pura poluição visual e ato de vandalismo contra o patrimônio público.



OS GEMEOS GRAFITEIROS..
Os Gêmeos são uma dupla de irmãos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se uma dasinfluências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

Os trabalhos da dupla podem chegar a murais de grandes dimensões e estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política; o estilo formou-se tanto pelo hip hop tradicional comopela pichação.

Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.
Histórias cotidianas retratadas em forma de poesia, criatividade e ousadia de sobra, desenhos e fábulas mágicas – com todos os detalhes bemelaborados – são marcas da obra da dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos. Além de fascinante, a arte feita por eles retrata dificuldades enfrentadas por cidadãos do mundo todo, que são, muitas vezes, inevitavelmente vítimas de do modelo socioeconômico.
Gêmeos idênticos e paulistanos, Otávio e Gustavo têm muros grafitados nos quatro cantos do mundo! Los Angeles, Nova York,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grafite
  • Grafite
  • Grafite
  • Grafite
  • Grafite
  • O QUE É GRAFITE
  • Grafite
  • Grafite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!