Como surgiu a galvanização a fogo

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Como surgiu a galvanização a fogo

A história da galvanização a fogo tem início no ano de 1741, quando um químico francês chamado Melouin descobriu que o zinco era capaz deproteger o aço da corrosão.
Ele apresentou os fundamentos do método em uma reunião na Academia Real Francesa. Entretanto, o método não foi muito utilizado até que outro químicofrancês, Sorel, obteve a patente, em 10 de maio de 1837, introduzindo a decapagem sulfúrica (a 9%) e a fluxagem com cloreto de amônio como etapas anteriores e fundamentais doprocesso.
A principal parte do processo patenteado por Sorel é ainda atualmente utilizada. Em um apêndice à sua patente, datado de julho de 1837, Sorel denominou o método de“galvanização”, referindo-se à cela galvânica que é criada quando o revestimento de zinco é danificado. Como visto anteriormente, o aço é protegido galvanicamente pelo revestimento de zinco.O termo foi subsequentemente adotado a outros métodos de revestimento do aço pelo zinco, e, algumas vezes, é utilizado para a deposição metálica eletrolítica em geral. Paraevitar confusão, a imersão do aço em zinco líquido deve ser referida como galvanização a fogo, ou, alternativamente, galvanização a quente. Uma patente inglesa para um processo similarfoi depositada em 1837. Em 1850, a indústria de galvanização inglesa já utilizava 10.000 ton. de zinco por ano na proteção do aço.
A galvanização a fogo pode ser encontrada emquase que todo tipo de aplicação e indústria onde o aço é empregado. As indústrias de utilidades domésticas, processos químicos, papel e celulose, construção civil, automotiva ede transporte, para numerar algumas poucas, tem feito grande uso, histórico, da galvanização, no controle da corrosão. E elas continuam a fazer uso da técnica ainda hoje.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Galvanização a fogo
  • Galvanização á fogo
  • Galvanização a Fogo
  • ARTIGO
  • galvanização
  • Galvanização
  • Galvanização
  • Galvanizacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!