Como sugiu cabeleireiro

2223 palavras 9 páginas
Almeida Garrett
.

Garrett foi o grande impulsionador do teatro em Portugal a partir do Romantismo. Propôs a edificação do Teatro Nacional e a criação do Conservatório. Com admirável persistência, Garrett não desistia. Em 1816 inscreveu-se na Faculdade de Leis e tomou contacto com os ideais liberais. Em 1843 começou a publicar as “Viagens na Minha Terra”. Foi o homem que deu à língua portuguesa o preceito de modernidade. “A língua moderna no País começa com Garrett”, diz António Mega Ferreira, presidente da Fundação Centro Cultural de Belém.
Escritor e dramaturgo romântico, Almeida Garrett foi o fundador do teatro moderno português. “A presença de Garrett mudou a nossa literatura”, afirma, perentório, Fernando Pinto do Amaral, escritor e professor universitário. “Foi um autor que deixou sementes.” Garrett foi o grande impulsionador do teatro em Portugal a partir do Romantismo. Foi ele que propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório. “A situação do teatro no País foi radicalmente alterada pela presença de Garrett. Ele lançou as bases do teatro virado para as preocupações de uma sociedade cada vez mais alfabetizada e atenta.”
João Baptista da Silva Leitão, a que só depois acresceram os apelidos com que se notabilizou, nasceu a 4 de Fevereiro numa casa da velha zona ribeirinha do Porto, não longe da alfândega onde o pai possuía o cargo de selador-mor. A 10 de Fevereiro foi batizado na igreja de Santo Ildefonso, filho segundo, entre cinco irmãos, de António Bernardo da Silva e de Ana Augusta de Almeida Leitão, família burguesa ligada à atividade comercial e proprietária de terras na região portuense e nas ilhas açorianas.
A infância foi repartida pela Quinta do Castelo, para onde a família se transferiu, e a do Sardão, ambas ao sul do Douro, no concelho de Gaia. Viveu a adolescência na ilha Terceira, fugindo das Invasões Francesas, destinado à carreira eclesiástica, entre a escola régia do padre João António e as aulas

Relacionados