Como será a intervenção do assistente social quando tiver de trabalhar com famílias.

Páginas: 2 (340 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
Trabalhar com famílias é um desafio para o Assistente Social pois esse trabalho deve ser munido de respeito e confiança para que se tenha êxito. O primeiro contato deve ser baseado em orientação,informação a respeito do funcionamento do serviço, para em um segundo momento ganhar confiança das famílias, pois muitas desconhecem o trabalho do Assistente Social causando assim um certo receio de serajudados por eles. A dificuldade em ganhar confiança se torna marcante porque as famílias sabem que essa aproximação vai deixar bastante em evidencia a vida particular delas, e o Assistente Social temque saber por inteiro os problemas existentes.
É importante buscar compreender o contexto de vida dessas famílias, suas histórias, e daí tentar aliviar a angústia que elas carregam, buscar atenderas necessidades básicas de alimentação, vestuário e habitação, utilizando os recursos que sejam possíveis e as parcerias disponíveis para ajudá-las.
Existem algumas opções para se trabalhar umadelas seria propor uma terapia familiar, ficando toda a família assistida para entender e resolver melhor o problema, tentando assim diminuir os conflitos existentes, sugerir que participem de palestrasde assuntos relacionados a família. O Assistente Social deve avaliar, pois cada caso tem suas particularidades. Cada situação deve ser analisada de forma objetiva, deve ponderar o caso porque se nãofor bem analisado pode ser entendida como conduta passível de penalização criminal, e nem sempre pode ser visto como tal.Essa questão é complexa, o Assistente Social tem que trabalhar de acordo com cada caso, algumas atitudes não podem ser vistas como crime e ser sujeita a penalidades, assim, deve-se argumentar etentar achar uma solução, pois muitas mães precisam sair pra trabalhar e acham normal deixar as crianças sozinhas, achando que elas podem se virar, sugerir que as crianças fiquem em casa de parentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intervenção do assistente social no caps as
  • Projeto de intervenção de assistente social
  • A intervenção do assistente social no paif
  • A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PRESÍDIOS
  • A possibilidade de intervenção do assistente social
  • Os indicadores sociais e a intervenção do assistente social
  • Família: um desafio para os assistentes sociais
  • Família um desafio para os assistentes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!