Como se trabalhar a gramática de forma contextualizada prazeirosa?

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Janaína Maria Gabriel da Slveira

GRAMÁTICA NORMATICA TRABALHADA DE FORMA CONTEXTUALIZADA
A Gramática Normativa é uma disciplina e tem por finalidade codificar o uso do idioma, induzindo as normasque representam o ideal da expressão correta. Tem ainda a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo, então, a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização dalíngua materna.
O dever da escola é ensiná-la oferecendo ao aluno condições de adquirir competência para usá-la de acordo com a situação vivenciada. Não é com teoria gramatical que ela concretizará o seuobjetivo, pois isto leva os estudantes ao desinteresse pelo estudo da íngua, por não ter condições de entender o conteúdo ministrado em sala de aula, resultando assim frustrações, reprovações erecriminações que iniciam pela própria escola o preconceito linguístico. Consideramos que a gramática não deve ser tida como uma verdade única, absoluta e acabada, seus conceitos é que devem ser reavaliadospara se adequar ao funcionamento da íngua, propondo atividades contextualizadas.
O professor deve buscar novas formas de abordar a gramática. Ser mais dinâmico, ministrando o conteúdo de formareflexiva em atividades contextualizadas, interdisciplinares, individuais ou coletivas de forma que o aluno possa conhecer as variedades da língua através de pesquisas, nas quais envolvam leitura e produçãotextual, desta forma construirá o seu próprio conhecimento linguístico.
O ensino de gramática nas escolas tem se resumido apenas em classificar termos em frases soltas, nas quais os alunos nãoconseguem estabelecer nenhuma relação de funcionamento, ou seja, em situações reais. Permanecendo assim, apenas no âmbito da frase, o ensino da Gramática Normativa inviabiliza o desenvolvimento dacompetência textual, que constitui um dos suportes da competência comunicativa.
Existem diversas maneiras de o professor modificar a prática tradicional de abordar a gramática. A primeira delas é o fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interpretacao aplicadada a gramatica contextualizada
  • Gramáticas de forma
  • Resumo: Insuficiência da frase para uma gramática contextualizada.
  • Trabalhar de forma Inclusiva
  • Formas de trabalhar a literatura infantil
  • Textos com interpretação e gramática contextualizada para o ensino fundamental 2
  • Identificar uma função de segundo grau, de forma contextualizada.
  • Concepção dos alunos do ensino médio a respeito do ensino de química de forma contextualizada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!