Como se previnir

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Desigualdade social para Karl Marx

Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção deliberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi a igualdade jurídica que baseava-se nas necessidades docapitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também.
Para Maxas desigualdaes social, são resolvidas quando se busca pelo interesses da grande grande maioria e não apenas de alguns! A explicação básica de Desigualdade social para esse teorista é aquela velhafrase feita: A maoria tem voz e faz valer o seus interesses, a minoria, os "oprimidos" têm que concordar!

Marx criticava o liberalismo porque só eram expressos os interesses de uma parte da sociedadee não da maioria como tinha que ser.

Segundo o próprio Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações e que tornam a sociedade possível. Essas açõesajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros.

Assim Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como umfato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades.

As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dandoorigem a um sistema social, neste sistema uma classes produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem as classes operárias e burguesas.

As desigualadas são fruto dasrelações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas mas também culturais, participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como previnir as enchentes
  • como previnir a sifilis
  • como previnir a seca
  • Você pode previnir lesões
  • previnir e resolver problemas
  • estudi etnobotanico e taxicologico de Racinus communis, conhecer para previnir
  • Tcc a escola grande aliada para previnir violencia sexual contra criança e adolescente
  • Fraudes e riscos nas empresas: um estudo sobre formas de detectar e o que é preciso para previnir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!