Como Roberto Damatta Apresenta E Discute A Dualidade Indiv Duo

744 palavras 3 páginas
Como Roberto Damatta apresenta e discute a dualidade indivíduo/pessoa na experiência religiosa brasileira?

O antropólogo Roberto DaMatta baseia sua teoria no seguinte binômio,no qual o brasileiro vive um dilema constituído pela oscilação entre duas unidades sociais distintas: o indivíduo, que é o sujeito das leis universais e igualitárias base de uma sociedade republicana,da onde nasce o estado democrático de direito; e a pessoa, sujeito das relações sociais que conduzem o dia-a-dia da vivência social, na qual imperam ainda em grande medida o “você sabe com que está falando” e o “jeitinho brasileiro” para navegar nessa sociedade rigidamente hierarquizada .Enfim, perdido entre essas forma de ser:a do indivíduo sujeito de direitos fundamentais e liberdades civis estabelecido nas leis e a da pessoa onde o brasileiro não sabe como agir ante as regras criadas para todos os indivíduos colocada no espaço público ou em linguagem mais popular na rua. Pois fora criado na Casa espaço privado, local do afeto familiar e da realização das vontades da pessoa.
Por isso, a relação do povo dessa nação com as normas e as leis ainda é um tanto ambígua, porque defronte a um ordenamento jurídico rigidamente estabelecido, o brasileiro adota um comportamento de meio-termo entre do “pode e não pode da lei”. Trocando em miúdos pode-se dizer que existe um ethos social genuinamente brasileiro que se constitui em arranjar-se por meio dos furos da lei, originando os famosos “jeitinhos”.
Algo, brilhantemente, declamado por Chico Buarque em músicas com A Hora do Malandro, na qual ele faz uma leitura antropológica dessa ética oblíqua do brasileiro: “Agora já não é normal. O que dá de malandro regular, profissional. Malandro com aparato de malandro oficial.Malandro candidato a malandro federal.Malandro com retrato na coluna social.Malandro com contrato, com gravata e capital.Que nunca se dá mal.Mas o malandro pra valer Não espalha.Aposentou a navalha.Tem mulher e filho e tralha e tal.Dizem as

Relacionados