Como redigir um artigo científico

Páginas: 13 (3116 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2012
Como redigir um artigo científico
Trabalho apresentado à Disciplina de Metodologia de Investigação Educacional Curso de Mestrado em Psicologia da Educação Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Coimbra

Novembro, 1988

José Farinha

Nota Prévia
Podem considerar-se dois tipos de artigo científico: 1. De cariz mais técnico, é geralmente publicado em revistasespecializadas. Serve fundamentalmente funções de comunicação entre cientistas. 2. De divulgação, é geralmente publicado em revistas de divulgação científica1. Servem fundamentalmente funções de comunicação com o público em geral. Podem ainda ser definidos dois níveis de requisitos para a redacção de um artigo científico:

Requisitos Gerais
Referem-se à redacção do artigo de uma forma global. Têm aver com:

Legibilidade:
Qualidade de um texto que atrai ou motiva alguém para a sua leitura. Depende do plano geral, de uma boa redacção, de um estilo interessante, etc..

Precisão, correcção:
É o factor mais importante ligado à redacção científica. Dela depende a capacidade para um outro cientista refazer a experiência se o achar pertinente. As conclusões, assim como os raciocínios expostosdevem ser enunciadas de forma correcta, tanto do ponto de vista lógico como metodológico.

Concisão:
Este aspecto é mais crucial em artigos de divulgação em que a motivação do leitor depende em mais larga medida de factores extrínsecos, do que nos artigos

1 Scientific American, Psychology Today, Science et Vie, etc.

2

publicados em revistas especializadas. De qualquer forma um bomartigo científico deverá contar sempre com: um esboço minucioso e organizado,  frases curtas e bem construídas,  uma ligação entre as frases com o mínimo de redundância.


Requisitos específicos
Estão essencialmente relacionados com as várias partes que compõem um artigo científico tal como é publicado nas revistas especializadas. Os artigos científicos relatando investigações realizadas noâmbito das ciências do comportamento são geralmente compostos de seis partes principais: - Título, Resumo, Introdução, Método, Resultados e Discussão.

Título
O título serve fundamentalmente para apresentar um artigo. É a primeira informação que geralmente se obtém de um trabalho e o factor que muitas vezes decide a sua leitura. Dado que tanta coisa depende do título, parece-nos importante abordarcom algum pormenor a respectiva elaboração. Segundo BORKOWSKY & ANDERSON (1981) ... O problema que se nos apresenta com a formulação de um bom título é que ele precisa condensar grande quantidade de informação em poucas palavras. Com efeito, se analisarmos com atenção os requisitos de um bom título veremos que, para ele cumprir eficazmente a sua função, terá que conter os seguintes elementoschave: 1. 2. 3. 4. Indicação geral do âmbito do problema; Apresentação da principais variáveis independentes; Breve menção da principal variável dependente; Enunciado das relações recíprocas entre as variáveis independentes (VI) e as variáveis dependentes (VD). 5. Identificação da população a ser utilizada no estudo. Todos estes elementos terão que ser explicitados de uma forma suficientemente clara econcisa que permita não tornar o título numa espécie de resumo antecipado do artigo.

3

Introdução
O primeiro objectivo da Introdução é permitir ao leitor compreender o quê e o porquê da investigação em causa. Dependendo do tipo de artigo ou da investigação relatada poderá ser ou não subdividido em vários capítulos. De qualquer modo uma boa forma de organizar esta secção é imaginar questõesrelacionadas com os seguintes pontos, os quais deverão ser sempre abordados.

O Problema
CONTEXTO DO PROBLEMA: O objectivo principal deste capítulo é definir o âmbito do problema e a razão por que nos interessamos por ele. Podem ser razões de interesse pessoal, ou razões de ordem mais geral relacionadas com o estado dos conhecimentos numa determinada área de estudo. Este propósito será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como elaborar e redigir um artigo científico
  • Como redigir artigos cientificos
  • Como redigir um artigo
  • Artigos cientificos
  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!