como os estados unidos viraram maior potencia

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

Como os Estados Unidos viraram a maior potência mundial?
Basicamente, o país precisou se tornar uma potência econômica e militar. Foi um longo processo que se estendeu por pelo menos 300 anos. Primeiro, os caras "arrumaram a casa", resolvendo conflitos internos políticos e econômicos, unificando a sociedade americana e expandindo seu território. Ao mesmo tempo, diversos setores da sociedadeengajaram-se para tornar o país um ambiente favorável ao capitalismo. A receita básica era incentivar a iniciativa privada (ajudando empresários que queriam abrir o próprio negócio, por exemplo) e garantir que o governo se metesse pouco na economia (o mercado, pela lei da oferta e da procura, regularia o sobe-e-desce econômico). Uma terceira mudança rolou no campo dos costumes: para "dominar" omundo, a sociedade americana precisou superar seu histórico isolacionismo - a tendência de não se envolver em conflitos armados internacionais. Lá pelo final do século 19, o tripé do crescimento ianque estava armado. A expansão econômica exigia a busca de novos mercados, o que levou os Estados Unidos a guerrear com a Espanha, em 1898, o primeiro de muitos conflitos internacionais do Tio Sam. "Guerrae crescimento econômico são quase que indissociáveis na aventura imperialista dos Estados Unidos", afirma José Otávio Nogueira Guimarães, historiador da Universidade de Brasília. Como você confere na linha do tempo ao lado, a fórmula "sangue + dinheiro" se repetiu muitas vezes, tornando-se decisiva para consolidar e manter os americanos no topo do mundo.





Economia dos Estados Unidos
 Os EUA são a maior e, tecnologicamente, a mais desenvolvida economia do mundo. Com menos de 5% da população mundial, são responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza produzida no Planeta.
Desde 2008 o País vem enfrentando uma crise financeira iniciada com o excesso e abuso na concessão de hipotecas.

 
Principais Dados Econômicos(2009)
Moeda: dólar (dollar).
PIB: US$ 14 trilhões.
PIB percapita: US$ 46.000.
Taxa de crescimento do PIB: -2,6%
Taxa de desemprego: 9,3 %.
Características gerais da economia dos Estados Unidos
A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, apresentando destaque nos diversos setores econômicos. A economia norte-americana funciona totalmente dentro dos parâmetros capitalistas. Com um mercado consumidor interno forte, a produção dos Estados Unidostambém visa as exportações. O país produz grande quantidade de gêneros agro-pecuários, porém se destaca na produção de produtos industrializados e tecnologia. Grande parte da indústria norte-americana concentra-se nas regiões sudeste e nordeste, embora também haja grande produção de manufaturados no estado da Califórnia. Já a região sul do país apresenta forte desenvolvimento no setor agropecuárioe mineração.
O turismo nos Estados Unidos também é de extrema importância para a economia do país. Terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, os Estados Unidos recebe cerca de 1,5 bilhão de turistas de outros países. 
A mineração também é um destaque econômico dos Estados Unidos. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e Alasca. Já o carvãomineral é extraído nos estados do Wyoming, Kentucky e Virgínia Ocidental.
O centro financeiro do país concentra-se principalmente em Wall Street na ilha de Manhattan (Nova Iorque), onde está localizada a maior bolsa de valores do mundo, a New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Ioque).
Outro destaque da economia norte-americana é a produção de softwares e produtos de informática eeletrônica. Grande parte das empresas deste setor encontra-se instalada na região do Vale do Silício, na cidade de San José na Califórnia
Dados da economia dos Estados Unidos
Principais setores econômicos: indústria, tecnologia, finanças, agricultura, mineração e turismo
Principais regiões industriais: sudeste, nordeste e costa leste (principalmente Califórnia)
Moeda: Dolár americano (símbolo USD)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estados Unidos: uma grande potência
  • ESTADOS UNIDOS AINDA A POTÊNCIA DOMINANTE NO SÉCULO XXI
  • I. Plano de Ensino: Estados Unidos: potência econômica
  • Ascensão e Queda dos Estados Unidos da América como Potência Hegemônica Mundial
  • Estados Unidos
  • estados unidos
  • Estados unidos
  • Estados Unidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!