COMO ORDENAR AS INDÉIAS

2124 palavras 9 páginas
COMO ORDENAR AS IDÉIAS.

A arte de bem exprimir o pensamento consiste em saber ordenar as idéias. Ordem que dá clareza a toda comunicação. Dispor as idéias de maneira que se tornem um instrumento eficaz para o expositor, o segredo da arte de exprimir consiste em dizer a mesma coisa três vezes.
O tema é de todos, mas o plano é de cada um, ninguém como os franceses, soube estabelecer as regras por ordenar o pensamento. André Mourois indaga se existe métodos que permitam ao homem conduzir seus pensamentos de tal maneira que seus atos, em sua continuidade, encontrem caminho fácil entre os seres e as coisas. Essa reflexão sobre a arte de exprimir em ordem os pensamentos nasceu na frança. É uma questão de métodos. O plano é útil quer em razão da comunicação, quer por motivo pedagógico.
É posssivel demonstrar que, pelo plano, o pensamento pode ser expresso com sistema, como maior eficácia, sem plano, há riscos de se perder sem se aprofundar em nenhum aspecto e pode-se acabar por fazer um trabalho superficial. O plano traz clareza á exposição, o plano é inconteste, trata-se a seguir: pensar nos pressuposto e nas questões pré-vistas que ajudam a ordenar o pensamento, primeiro pensar, para depois expressar, a ausência do plano implica repetição. Exprimir consiste em estabelecer as indicações para a elaboração do plano, exposição mentalmente pronta, sem a haver sequer, materialmente, iniciado. Simplismente prever que será comunicado.
É preciso buscar as partes do conjunto, como Mozart procurava as notas que se amavam, refletindo acerca da previsão do que se vai anuciar, observam-se pontos que precisam ser definidos logo no início, outros que devem aparecer no corpo da exposição e alguma coisa, finalmente, deve ser dita para concluir. Antes de tudo, convencer-se da necessidade de dizer o que se vai expor. Em três partes do exposto como se ordenam as idéias ou se organiza um texto. É, também, a aplicação do plano em exemplos, como fez Leon letcher.
1º Introdução –

Relacionados