Como Nascem Os Anjos VIOLENCIA E MIDIA

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO






Por
Gabriela Xavier Martins de Lima



Trabalho entregue ao
Professor Pedro Barreto
na disciplina de
Violência e
Mídia






Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
2014/2 – Rádio e TV – Escola de Comunicação (ECO/UFRJ)

“Como Nascem os Anjos” é um filme de 1996, ficção, dirigido por Murillo Salles. O longa metragem traz a história de duascrianças de cercade dez anos, Branquinha e Japa, que acompanham “Maguila” – de quem Branquinha se diz mulher - um homem bem mais velho que, após assassinar por acidente o chefe da boca do morro Santa Marta, foge. Durante a fuga, encontram um executivo dos Estados Unidos em sua casa (perto do morro da Rocinha) e pedem para usar o banheiro. Desconfiado, o motorista do “gringo” atira contra Maguilaque, ferido, revida e o mata. A partir disso, os três mantém o americano, sua filha e a emprecasa da casa como reféns enquanto esperam a patrulha policial sair de perto da casa e poderem fugir – o que sempre foi a intenção primordial do grupo.
Devido à ferida após ser baleado, Maguila fica desacordado e são as crianças que conduzem toda a situação, ambos armados. Apesar da situação configurar umcrime previsto no código penal, os dois jovens ainda preservam atitudes infantis e comentários inocentes, como se aquela situação passageira fosse apenas um acaso – de fato, a vontade deles era ir embora e se livrarem daquela situação desconfortável. Japa era um menino que frequentava a escola, morava com os pais e não tinha pretenção de se envolver com o tráfico ou crimes (queria ser jogador debasquete). Já Branquinha queria ser esposa de chefe do morro, embora não pareça desejar isso por desonestidade ou qualquer um desses clichês, mas talvez porque foram essas referências com que conviveu desde nova e era o que lhe atraía.
No fim, com a chegada da polícia cercando a casa e a mídia acompanhando o que noticiavam como “dois pivetes sequestraram dois americanos”, a situação se agrava pelamaior dificuldade de as crianças irem embora. A tensão dentro da casa quando Branquinha se ofende pela reação ríspida da filha do americano (seu objeto de admiração, com quem se comparava – “somos iguais” – e para quem sorria) e Japa, se sentindo acuado, atira e mata a empregada. Em uma discussão sobre como deveriam fugir e sobre quem apareceu mais na TV, as duas crianças acabam se matando aoatirar um no outro.
“Como Nascem os Anjos” mostra dois jovens moradores de favela nos anos 90 que se veem como sequestradores – sem nunca antes terem cometivo um crime, até onde se sabe - por uma sucessão de fatos que saíram do controle. O filme pouco retrata a favela (Santa Marta) em si, aparecendo aparecendo apenas nas sequências iniciais, quando Branquinha dá entrevista para um grupo alemão –empolgada porque queria aparecer na TV, de preferência no Brasil – e Maguila acaba disparando acidendalmente contra o chefe da boca. O espaço é pouco explorado, são os personagens que mais se destacam no desenvolvimento do roteiro. Entretanto, as únicas situações e personagens mostrados fazem parte do mesmo estereótipo: os traficantes e as crianças que se tornarão criminosas por morarem em um espaçoque as envolve em situações marginais.

“O eixo paradigmático da representação desse espaço popular é a noção de ausência. A favela é definida pelo que ela não é ou pelo que não tem. Nesse caso, é apreendida como um espaço destituído de infra-estrutura urbana – água, luz, esgoto, coleta de lixo; sem arruamento; globalmente miserável; sem ordem; sem lei; sem regras; sem moral, enfim, expressão docaos.” (SILVA, p. 4)

Apesar de o filme apresentar Branquinha e Japa ainda com a inocência infantil, sem vontade aparente de assassinar, roubar ou causar algum mal, ao mesmo tempo ele não aprofunda o discurso sobre o morador da favela, não há a demonstração da figura do trabalhador, do estudante, da dona de casa ou outra imagem que vão além de um ambiente envolvido pelo tráfico ou vítima dele....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência na mídia
  • Mídia e violencia
  • Mídia e violencia
  • violencia na midia
  • Violência, mídia e sociedade
  • A violência doméstica na mídia
  • A GRANDE MÍDIA NA BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA
  • RESENHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!