Como não fazer um trabalho de tcc

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
FACULDADE GUILHERME GUIMBALA
DISCIPLINA: M.P.T.J.
PROFESSOR: M. RAFAEL MENDONÇA


1. NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO:
RODRIGO IZIDORO PEREIRA



2. OBRA EM FICHAMENTO:
CARVALHO,Salo de. Como não se faz um trabalho de conclusão: provocações úteis para orientadores e estudantes de direito. 1º. ed. São Paulo: Saraiva,2011. 187 p.














Joinville, 15 de março de 2014.
Rodrigo Izidoro Pereira
3. REFERENTE: Selecionar trechos, extraídos da obra em fichamento das páginas (21 a 31) e comentar osmesmos segundo o entendimento do acadêmico.


Pelo tema se reconhece o autor.
O professor Salo de Carvalho, já conhecido por seu pensamento crítico contra a academia nacional e principalmentecontra a metodologia aplicada pelas editoras (Antemanual de Criminologia) se faz reconhecer pelo tema hora abordado.

3.1 “PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DE UM TEMA E DE UM SUMÁRIO FICTÍCIO”. (p.5)


Salode Carvalho ao montar um sumário fictício, com muita facilidade, demonstra como o dogmatismo ingênuo vem prevalecendo em desfavor do dogmatismo crítico nos trabalhos acadêmicos.

3.2 “A partir destesumário fictício tentarei apontar falhas metodológicas [...] responsáveis pela falta de criatividade do material por ela (academia) gerada”. (p.6)

Os vícios identificados e apresentados pelo autordemonstram o atual momento vivenciado nas academias, denominado de fase da falsa erudição.

3.3 “Além disso, gostaria de apontar vícios metodológicos que simplesmente fazem com que sigamos caminhoem círculos, sem avançar nos temas que a realidade viva nos interpela cotidianamente”. (p.6)


O autor traz a discussão dois problemas que comummente tem-se visto nos trabalhos de conclusão decurso, mestrado e até mesmo nos trabalhos de doutorado.
O primeiro problema reside no fato do próprio aluno não compreender que trabalho acadêmico não é um trabalho de releitura bibliográfica de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como não fazer o trabalho
  • EU não sei fazer trabalho
  • 10 coisas para não se fazer no tcc
  • Tcc
  • Demissão. o que fazer e o que não fazer
  • obrigação de fazer e não fazer
  • como não fazer
  • Obrigação de fazer e não fazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!