Como Motivar seus funcionários

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Como Motivar Seus Funcionários


Prefácio:

Para entender o que o que há por trás da motivação de funcionários é preciso um estudo aprofundado, porque lhe dar com motivação significa lhe dar com pessoas.
Existem muitos livros intitulados como a solução dos problemas de motivação, por exemplo: “Como eu consigo fazer com o que o funcionário faça o que eu realmente quero?” Esses livrosapenas trazem o que de fato não é considerado motivação e sim um artifício de deixar o seu funcionário com a boca fechada exercendo a sua função e com isso chegamos que a conclusão de que muito desses livros têm sua eficiências questionáveis.


Motivando com KITA (Kick in the Ass)

Segundo Herzberg, as reuniões de trabalho são muito tensas (ambiente pesado) para apenas darem apenas respostas ousoluções mesquinhas e por mais que você pergunte, contrate um psiquiatra ou até mesmo aumente o salário deste funcionário, não obterá sucesso em motivá-los.
Nas reuniões de trabalho observamos que em muitas das vezes há aquele chefe que grita, reclama do funcionário e detalha tudo o que ele faz de errado. Esse tipo de chefe está agindo de maneira certa quanto ao querer que o seu funcionário faça oque ele delega. Com isso descobrimos uma forma de que com que os funcionários obedeçam aos seus superiores, só precisam administrar esses gritos (broncas) e segundo Herzberg esta solução se chama KITA (Kick in The Ass) que em português significa "Chute Nos Fundilhos".




Existem várias formas de KITA's:

KITA Físico-Negativa: É literalmente chutar o funcionário, agredindo-o moralmente.Contudo, é deselegante além de deixar de lado aquela imagem de que a empresa é tão benevolente quanto as outras e por último, como se trata de um apelo físico, pode ocorrer do funcionário sentir que o seu ego foi ofendido, ficar nervoso e xingá-lo, denegrindo sua imagem de autoridade e com isso obtendo um feedback negativo, ou seja, diferente daquilo que planejava.

KITA Psico-Negativa: É muitomais vantajoso do que a Físico-Negativa por mexer com o psicológico da pessoa e não desencadear a fúria do funcionário. O feedback é muito melhor pois consegue transmitir aquilo que desejava sem problemas com o funcionário.


KITA Positivo: Trata-se de uma falsa motivação. Em muitas das vezes torna-se um descaso com o funcionário, como se ele fosse um filhotinho: “Faça isso pra mim e eu lhe dou umaumento” seria a mesma coisa que “Deita, Rola! Agora toma um biscoitinho”.
Segundo Herzberg muitas pessoas confundem o KITA positivo como motivação justamente pelo fato dos outros KITA’s serem relacionados como um abuso fisco e psicológico de uma pessoa e o KITA positivo tratar-se de uma sedução, por usar de maneira chamativa os valores atrativos considerados por aquele funcionário.

MitosSobre Motivação

O método KITA não pode ser considerado motivação, pois motivação é fazer algo com sua própria vontade, o que é bem diferente de ser condicionado a fazer algo. Chega-se a conclusão que o método KITA serve para conduzir os funcionários a fazerem o que os seus chefes almejam.


Com isso em mente, existem métodos que são classificados como KITA positivos que por muitos sãoconsiderados motivadores. Vejam alguns:

Redução do Horário de Trabalho: Parece ser um artifício muito eficaz, contudo, é somente aparência, pois contribui para a não-realização das tarefas. Uma alternativa que pode funcionar é a disponibilidade de tempo para recreação (esportes, leitura, filme), um tempo em que o funcionário possa relaxar e acima de tudo, que seja compensável. Ao contrário da tentativade motivação, os funcionários motivados não querem menos tempo no ambiente de trabalho e sim permanecer o máximo que puderem.

Adição de Benefícios: Muitos pensam que o pensamento de bem-estar é dispensar os atendimentos de pronto-socorro e ter a sua disposição consultas médicas alheias. Segundo Herzberg, as pessoas trabalham menos por dinheiro e mais segurança, como nunca se viu antes. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como motivar seus funcionários
  • Como motivar seus funcionários
  • O que as empresas andam fazendo para motivar seus funcionários
  • pdf
  • Fatores que podem motivar ou desmotivar funcionários
  • Como se motivar
  • Funcionários
  • Funcionário do mês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!