Como Montar uma Empresa de Confecção de Roupas

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013

nome do site: NOVO NEGÓCIO


Como montar uma confecção

Mesmo com os altos e baixos do ramo da moda, montar uma confecção é um dos desejos de muitas pessoas que querem entrar no empreendedorismo. Isso porque aparentemente o segmento é fácil de ser criado e administrado, um pensamento recorrente para muitas costureiras, o que realmente não é. Saiba que é preciso muita dedicação einformação para montar uma confecção e não ficar vulnerável aos altos e baixos do mercado da moda.
O que é uma confecção?
Para quem não sabe uma confecção é uma fábrica de roupas, que pode ser de larga ou curta escala. Contratando costureiras ou trabalhando sozinho, o proprietário é responsável por criar, fabricar e vender roupas que serão revendidas em sua própria loja ou de outros. Ou seja, nesteramo de negócio você será o fornecedor do produto e responsável por abastecer outras lojas.
Existem duas formas de trabalhar com uma confecção: por encomenda e com criação própria. Por encomenda seria preciso aguardar que clientes solicitem pedidos, fornecendo o modelo e solicitando o pedido para que seja entregue no prazo estipulado. Neste modelo de confecção os clientes são empresas, lojas,estilistas, entre outros relacionados. Na segunda opção a marca irá criar suas peças e vender para as lojas e boutiques, o que é o mais indicado, mais lucrativo e que atrai tantas pessoas para embarcar na montagem deste empreendimento, que se assemelha a uma grife de roupas.
Para este artigo vamos supor que você pretende montar uma confecção para atuar no segundo modelo, que é o mais indicado, o maisprocurado e as informações escritas aqui podem ser adaptadas.
Investimento inicial de montar uma confecção
Dependendo do porte da empresa a qual deseja montar, o investimento não é nada baixo. Se for uma confecção de pequeno porte, em casa mesmo, o gasto é pequeno, pois irá envolver apenas mão de obra, que pode ser do próprio dono ou dona da empresa, uma máquina de costura, tecido e acessórioscomo linhas, botões e fechos para criar as peças. Este modelo não é muito recomendado porque a produção é lenta e pede-se grandes oportunidades de encomenda porque não é possível fabricar uma grande quantidade de peças.
Caso a escolha seja montar uma confecção de médio ou grande porte, o investimento inicial pode chegar a cerca de R$ 200 mil. Isso porque é preciso investir em máquinas de costurade nível industrial, que duram mais e são mais adequadas para longas horas de trabalho em dias seguidos. É preciso ainda investir em mesas para corte de tecido, peças de tecido em grande quantidade, agulha, linha, botões e outros pequenos acessórios usados no dia a dia e, claro e não menos importante, na mão de obra.
Montar uma confecção de médio ou grande porte exige a contratação de um design deroupas para criar as peças, costureiras habilitadas para confeccionar as roupas desenhadas, vendedores para oferecer os produtos, um gerente de produção para controlar a quantidade realizada e um gerente administrativo para tomar conta do empreendimento legalmente, que geralmente é o dono do negócio.
Legalidade de montar uma confecção
Este tipo de empreendimento nada mais é que uma loja deroupas, apenas atuando com vendas diretamente para as lojas. O processo legal envolve apenas abertura de firma, obtenção de CNPJ, cadastro na Prefeitura e assim poder ter nota fiscal, o que as lojas, ou seja, os clientes, irão precisar para fazer as compras a você.
Caso queira ter uma marca, criar uma confecção própria, ou seja, uma grife, o ideal é que seja criada uma marca e esta também sejaregistrada. Isso é importante para que outras pessoas não usem a sua marca e assim possa criar uma identidade. Caso não ache necessário, basta pensar em marcas como Prada, Via Uno, Dior, Randara, todas são conhecidas e não abrem mão de ter a sua etiqueta na roupa. É uma forma de pensar no futuro também, se sua confecção virar um grande empreendimento de sucesso.
Mercado para montar uma confecção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confecção de roupas
  • substâncias tóxicas na confecção de roupas
  • Gestao de projetos confecção de roupas
  • Banco de Dados para Confecção de roupas
  • L3 confecção de roupas
  • Confecção de Roupas Paulista Ltda.
  • Empresa de confecção
  • Ppra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!