COMO MONTAR UM RELAT RIO ACAD MICO VERA

750 palavras 3 páginas
PAULISTA SÃO JOSÉ
I PEDAGOGIA – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Profª. Ms. Vera Lúcia dos Santos

CO
MO ESCREVER RELATÓRIOS

Um relatório bem escrito e estruturado pode representar, sem dúvida, uma melhora, na imagem do profissional da empresa. Se mal escrito, porém, ainda que o profissional apresente boa atuação, sua imagem pode ser bastante prejudicada.

PRIMEIRO MOMENTO: POR ONDE COMEÇAR Nesta primeira etapa, devemos nos concentrar em três pontos: fixação do objetivo, escolha do caminho redacional e planejamento do texto.

Fixação do objetivo: este procedimento é fundamental para a seleção de ideias pertinentes ao assunto e para não haver dispersão e confusão quanto às informações a serem transmitidas.
Escolha do caminho redacional: para escrever um relatório você pode seguir dois caminhos: a escrita automática ou a listagem de ideias – ambos são igualmente válidos. No primeiro, você começa a escrever o texto para trabalhá-lo depois; no segundo, você faz uma lista das várias ideias que lhe ocorrerem sobre o assunto para, mais adiante, estruturá-las em um texto. Lembre-se de que a escolha do caminho é apenas uma questão de estilo.
Planejamento do texto: um bom relatório deve primar pela organização e unidade que estão relacionadas à ideia-núcleo, ou seja, ideia central que orienta toda a redação.

SEGUNDO MOMENTO: COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA

Dependendo do tipo de relatório – e há vários – você pode seguir diversas maneiras de estruturar o texto, desde aquela mais simples, em que há uma exposição da ideia por meio da sequência introdução – desenvolvimento – conclusão, até as mais elaboradas, com análises parciais e comentários de pontos positivos e negativos, conforme exemplo 3.

Na introdução apresenta-se o assunto, delimitando-o e dando suas coordenadas gerais. Ela apresenta um cenário geral em que se indicam as informações que serão abordadas ao longo do relatório. No desenvolvimento, as informações seguem o prometido na introdução, tendo-se o cuidado de

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas