Como me fiz e me faço professora

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
MEMORIAL EDUCACIONAL:
EDUCAÇÃO, UM CAMINHO A SER PERCORRIDO
MEMORIAL EDUCACIONAL
1.1 Dedicatória:
Dedico este memorial a todos educadores que assim como eu, percorre esse intenso caminho que é o da educação, deixando sempre a mensagem de superação de um aprendizado. ”Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência.” (Henry Adams)
1.2 Agradecimentos:Agradeço a Deus que me predestinou o ofício de ensinar e me deu vida para guiar vidas, orientando mentes para que os caminhos sejam trilhados com sucesso. Agradeço a todos que passaram por minha trajetória educacional me apoiando e me conduzindo até aqui.
1.3 Epígrafe:
A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor. (Pe. Antônio Vieira)

MEMORIAL EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO: UM CAMINHO ASER PERCORRIDO
O início de minha vida acadêmica e profissional se confunde com a de várias professoras e professores aos quais conheço na minha cidade, porém cada pessoa tem o seu particular o que diferencia uns dos outros formando assim seres únicos.
Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. Amemória não é sonho, é trabalho. (Bosi, 1995:55)
Em 1991, aos 19 anos de idade conclui o segundo grau em magistério, pois era o único curso de segundo grau ofertado na cidade, por isso todos os anos mais de cem alunos eram formados em magistério. Como tantas outras pessoas eu não tinha condições financeiras para estudar fora, então tive que optar pelo mesmo. Após a conclusão do magistériotrabalhei três anos em uma pequena loja de confecções até o momento em que surgiu a oportunidade de fazer um concurso público municipal para professor, onde sem hesitar fiz minha inscrição, prova, e sendo classificada deixei a loja e assumi meu novo trabalho realizando o sonho de ter um emprego registrado que me desse direito trabalhista.
No dia 03 de abril de 1995, em uma escola localizada na árearural do município, comecei a lecionar para alunos da 1ª Série do Ensino Fundamental junto com uma professora que estava perto de se aposentar, foi muito difícil, pois na época não tinha um acompanhamento pedagógico com os professores então, só pude contar com o que aprendi durante o curso de magistério concluído há três anos, entretanto, encarei com vontade; no ano seguinte fui requisitada paraa Secretaria Municipal de Educação (sede) onde trabalhei um ano e meio. Com a lei do FUNDEF, retornei à sala de aula em uma escola na cidade para trabalhar com uma turma de 3ª Série do Ensino Fundamental.
No ano de 2002 através do Convênio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com os Municípios do Agreste do Sertão, consegui a classificação através do vestibular para a Licenciatura emPedagogia a Distância no Pólo Xingó, esta foi uma oportunidade muito importante na minha vida profissional e pessoal, pois realizei mais um sonho, que era de aperfeiçoar-me na minha profissão e até aquele momento eu não tinha condições de realizá-lo.
De 2002 a 2003 fiquei na direção da escola onde já trabalhava, foi uma curta experiência mais uma contribuição importante na minha carreira, logo apósesse período retornei a sala de aula por quatro anos em uma localidade rural do município, nesse período trabalhei com a Educação infantil e salas multisseriadas, essa foi uma experiência que exigiu muita dedicação e paciência, pois eu não tinha idéia de como era trabalhar com duas ou mais séries ao mesmo tempo sem falar nas dificuldades que tinha de enfrentar durante o ano letivo para chegar àescola, como estradas em péssimas condições, como também sol, chuva, poeira e ainda tendo como transporte uma moto, no entanto, essa fase foi muito importante, pois conquistei muitas amizades, as pessoas da comunidade me tratavam com muito carinho e respeito, as crianças se apegaram a mim e eu a elas e quando chegava à sala de aula o resto ficava para trás porque o verdadeiro professor esquece as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • como faço?
  • eu fiz
  • eu fiz
  • eu faço
  • eu que fiz
  • nao fiz
  • Planejamento fiz
  • Nao foi eu que fiz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!