Como Instalar e Configurar o Storage FreeNas 9

566 palavras 3 páginas
Como Instalar e Configurar o Storage FreeNas 9.2.1.6

Pessoal, nesse post iremos abordar um passo­a­passo de como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNas.
Mas caso você esteja se perguntando, “Que negócio é esse de FreeNas e Storage?”, calme, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.

Explicação Teórica do NAS
NAS (Network Attached Storage) ou comumente chamado de Storage, é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados.
Fonte: Tecmundo

Explicação Teórica do FreeNas
FreeNas é um Storage (NAS) livre e de código aberto com suporte à: CIFS (Samba), FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, RAID (0,1,5) via software e com uma configuração baseada em internet. OFreeNAS usa menos que 64MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pen drive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte.
Fonte: Pt.wikipedia.org

Descrição do Ambiente de Laboratório
Estamos utilizando uma VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 Mb de Ram, 1 core do processador Core2Duo e 3 Discos Virtuais, sendo

eles um de 2 Gb e dois discos de 20 Gb cada.

Baixando o FreeNas
Bem antes de começar a fazer qualquer coisa precisamos obter a ISSO de instalação, para isso acesse a página de download do FreeNas e baixe a ISSO de acordo com a arquitetura do seu hardware. Veja a imagem abaixo:

Instalando Passo­a­Passo
Depois de baixar a ISO vamos começar a instalação do FreeNAs, antes é necessário criar uma VM no VirtualBox, caso não saiba como acesse: Criando uma VM no VirtualBox. Depois de iniciar a VM com a ISSO no drive será apresentada a seguinte tela.

Relacionados

  • Freenas
    2035 palavras | 9 páginas
  • FreeNas 9
    10570 palavras | 43 páginas
  • Greef
    7763 palavras | 32 páginas
  • Relatório de Estagio Surpevisionado
    41855 palavras | 168 páginas