Como funcionam os processos de nacionalização dos hidrocarbonetos na américa latina?

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
A nacionalização ou estatização se tornou uma característica comum dos Governos tidos como Populistas na América Latina. As nacionalizações recentes tiveram início com as políticas estatizantes naVenezuela de Hugo Chávez, em 1998. Em seguida se expandiram nos governos e de Evo Morales (Bolívia), e de Nestor e Cristina Kirchner (Argentina). O processo de nacionalização é tornar público, ouestatal, empresas privadas, caracterizando assim uma maior participação do Estado na economia. Além disso, podemos caracterizar a nacionalização como uma transferência forçada de uma entidade privada para apropriedade estatal.
As principais justificativas dadas pelos governos estatizantes, que levam o estado a nacionalizar empresas, possuem motivações ligadas à utilidade pública para beneficiar acomunidade; assegurar maior arrecadação de recursos para o Estado, evitar crises econômicas e melhorar o atendimento ao público de serviços básicos, como energia elétrica e abastecimento de água.
NaAmérica Latina, os setores que são mais atingidos por esse processo são os setores básicos da economia; siderurgia, mineração e de hidrocarbonetos; e também os serviços básicos que atendem a população,como: transportes, educação, saúde, comunicação e bancos.
A Nacionalização na Venezuela
A Venezuela é o único membro da OPEP entre os países latinos – americanos. Para favorecer a arrecadação deimpostos, o Governo Chávez aumentou as taxas de 16% de royalties sobre hidrocarbonetos e 50% de imposto sobre os lucros obtidos. A petrolífera PDVSA (Petróleos de Venezuela) se tornou a estatal que comandaas empresas e hoje deve possuir cerca de 51% das empresas de capital misto.
Nacionalizações na Bolívia
O Presidente Evo Morales, logo após assumir a presidência em 2006, iniciou o processo denacionalização dos hidrocarbonetos. A Bolívia, um dos países mais pobres da América Latina, possui a segunda maior reserva de gás natural da América. Em 1º de Maio de 2012, Evo Morales, iniciou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de industrialização na america latina
  • processo de indempedencia da america latina
  • O Processo de Urbanização na America Latina
  • Processos de independência e formação territorial na América latina
  • processos de independencia e formação territorial na america latina
  • Processo de independência e formação territorial na América Latina
  • América Latina
  • América Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!