Como funciona a pílula anticocepcional

807 palavras 4 páginas
COMO FUNCIONA A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL.

1. Os progestogênios.

Em 1921, Harberlandt provocou a infertilidade temporária em coelhas nas quais havia implantado ovários retirados de outras coelhas. Ele sugeriu que os extratos de ovários poderiam ser anticoncepcionais eficientes. A noretisterona, um hormônio sintético semelhante à progesterona (daí ser chamado de progestogênio) foi sintetizada em 1950 por Djerassi, o "criador" da pílula, a partir da diosgenina, uma planta derivada da batata-doce mexicana com propriedades esteroidais.
Outro pesquisador, Colton, produziu outro progestogênio, o noretinodrel, que foi combinado a um estrogênio sintético, o mestranol, na composição da primeira pílula anticoncepcional combinada (contraceptivo oral combinado - COC), em 1960.
Foi Gregory Pincus quem realizou a maioria dos estudos com os primeiros COCs, tornando-se conhecido como "o pai da pílula". A primeira pílula que continha somente o progestogênio (depois chamada de minipílula) foi lançada somente oito anos mais tarde.

2. Ciclo Menstrual.

Durante o ciclo menstrual normal, uma glândula (pituitária ou hipófise) liberta um hormônio chamado FSH (Follicle Stimulating Hormone) que vai estimular o desenvolvimento de um dos muitos folículos (os precursores dos óvulos femininos) existentes no ovário.
Em cada mês, um deles desenvolve-se mais rapidamente e é ele que irá dar origem ao ovócito II libertado nesse ciclo menstrual.
Os citados folículos libertam para a corrente sanguínea estrógenos, hormônios que são responsáveis, entre outras coisas, pelas características femininas. Ao atingir determinados níveis no sangue, esses estrógenos fazem com que a hipófise (pituitária) comece a produzir elevadas quantidades de outro hormônio chamado LH (Hormônio Luteinizante) que por sua vez, ao atingir os ovários, vai provocar a libertação do tal folículo mais desenvolvido, dando-se assim a ovulação. O produto deste folículo, agora chamado ovócito, segue para a trompa onde pode

Relacionados

  • DST's
    4786 palavras | 20 páginas