Como Frazer explica o sacerdócio de Nemi?

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Como Frazer explica o sacerdócio de Nemi?
Antes de qualquer colocação, detenho-me a pontuar que um dos aspectos centrais dos textos de Tylor e Frazer é, provavelmente, o de cultura. Mesmo que ela seja atravessada por outros fatores não menos relevantes, sua aparição na descrição dos fatos é indispensável para que compreendamos o que é proposto pelos autores. Ligados a ela está o evolucionismo,o difusionismo e a questão da sobrevivência, que são brilhantemente esclarecidos na obra ”O Ramo de Ouro”, sem esquecer a fundamental ideia de parentesco, defendida por Morgan.
Tylor, em seu texto, afirma que cultura é um todo complexo o qual inclui quaisquer hábitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade, ou seja, ela pode ser estudada e percebida em qualquer lugar oucivilização. Ele irá, então, avaliar a natureza com o objetivo de compará-la à formação dos grupos sociais, apresentando o seu método de estudo, e diz que um biólogo analisa a descendência da fauna ou da flora, podendo saber que no passado houve meios de reprodução independentes ou que tudo veio de um mesmo ser, de qualquer maneira avançando – avançando, pois, na verdade, o estudo da história nospermite perceber que nada é fruto da regressão, e a partir desse fato abordado, é possível estabelecer uma relação com uma frase que afirma que um evento é filho do outro, e por isso não se esquece da relação de parentesco –. Sendo assim, ele chega à teoria de que a formação da sociedade teve seu nascimento nas similaridades gerais da natureza humana, bem como das circunstâncias de vida, algo que éinclusive resumido por um provérbio italiano que diz “o mundo todo é uma aldeia”.
Graças às propostas de Morgan a respeito de parentesco, é possível compreender o que Tylor expõe ao falar da importância da análise histórica dos fatos e, junto a isso, cria-se um gancho com a questão difusionista. Após a aparição de evidências e de relações de causa-efeito, presumem-se ideais sobre o que acontececonsequentemente à descendência, para que em diferentes partes do universo encontrem-se costumes, comportamentos, leis ou crenças semelhantes. Tomando o lago Nemi como palco para o desenrolar de suas impressões, Frazer aplica exemplos a esse respeito quando nos oferece um capítulo inteiro, no mínimo, sobre a magia, por exemplo, ela que irá trazer lógica a toda a teoria do ramo de ouro. Tendo ele aclassificado em simpática ou contagiosa, retrata que um índio cora do México quando almeja matar alguém faz uma imagem dessa pessoa com barro cozido e espeta a cabeça ou a barriga da estatueta para que a vítima sofra. Da mesma forma acontece com os índios ojiwa, que quando desejam fazer mal a alguém, esculpem uma pequena imagem de madeira representando o inimigo e espeta uma agulha atravessando-lhea cabeça ou o coração, acreditando que o adversário irá, naquele momento, experimentar o sofrimento do ato (exemplo de magia imitativa).
Um fato muito importante, ainda, desse capítulo, é a evolução da humanidade explicada por Tylor colocada pelo próprio Frazer. No decorrer da criação das diversas formas de magia, que são próprios estudos sobre a natureza, há a formação e a percepção dosindivíduos a respeito da significância e das necessidades que aqueles cultos proporcionavam. Assim, em determinada época, passa-se de magia a religião, quando um único representante coordena e é adorado por todos. Da mesma forma, ao chegar a uma época de pensamento mais racional na trajetória da humanidade, desenvolve-se o pensamento científico, sem exterminar, é claro, as outras bases anteriormenteaplicadas. Assim, na contemporaneidade é possível perceber e conviver com as sobrevivências advindas das três formas de pensamento humano sobre a natureza e suas evidências.
Graças à magia, acontece o próprio sacerdócio do rei do bosque, um ritual passível de ligação com outros atos bárbaros ou da Antiguidade Clássica, que foram, na verdade, suas origens. É através disso que Frazer busca explicar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sacerdocio
  • Frazer
  • Explica O
  • Do sacerdócio ministerial & do sacerdócio de Cristo
  • Folha Explica
  • A biologia explica!
  • Explica O Trabalho
  • A moda explica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!