Como fazer uma resenha crítica

Páginas: 17 (4159 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
1. TÍTULO DA RESENHA: A Contabilidade Gerencial e o apoio às decisões operacionais, táticas e estratégicas. 2. OBRA RESENHADA: OSTRENGA, Michael. et al. GUIA ERNEST & YOUNG PARA GESTÃO TOTAL DE CUST OS. Tradução Nivaldo Montigelli Jr.. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997, 349p. 3. RESENHISTA: Adm Jose Lindenberg Julião Xavier Filho 1 4. TIPO DE RESENHA EXPO STA: A proposta deste trabalho nã o éuma resenha crítica, pois resenha crítica é: [...] uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro fei tos pelo resenhista. (MARCONI e LAKATOS, 2005, p.89). Deste modo, não será encontrado o resumo, parte integrante de uma resenha. Com isso, o corpodeste trabalho baseia -se numa análise administrativa, não puramente metodológica, onde discutir -se-ão os conceitos contidos no livro supra citado, indicando sua relevância, sua contemporaneidade e sua profundidade prática. O motivo da mudança no tipo de resenha exposta faz jus aos usuários deste trabalho, que em sua maiori a são profissionais da área e conhecedores da obra resenhada. Assim, aobjetividade será buscada inferindo diretamente os conceitos ao invés de atender a metodologia própria pertinente à elaboração de uma resenha crítica.

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista MBA em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciênciasda Administração de Garanhuns (FAGA), inscrito no CRA/PE sob o número 7828.
1

5. CRÍTICA DO RESENHIST A: O livro trás título bem provocante quando menciona a palavra “guia”, desta forma, tem -se a falsa impressão que se trata de um passo a passo para o controle total dos custos. Impressão essa que o próprio autor renega no transcurso do prefácio. Trabalhar com custos a tualmente é umdesafio, desafio não apenas pela complexidade inerente a esta área, mas principalmente pelo tratamento gerencial demandado por esta variável. O autor ilustra corretamente que, utilizando o título do primeiro capítulo - “O ambiente de negócio s mudou: As informações de custos devem mudar” – que esta é a nova visão que as empresas necessitam para gerir os custos de maneira eficiente e eficaz. Com isso,trás a primeira grande contribuição do livro, não que seja inédita nem tão pouco desconhecida, mas certamente é uma informação que está totalmente contemporânea e que muitos empresários e empresas não vêem as informações de custos dessa maneira. Esta indicação não diz respeito apenas às informações de custos, é uma das características da informação sua temporalidade, ou seja, estar disponível a tempopara sua utilização. Na contabilidade, este atributo está definido na Resolução do C.F.C. (Conselho Federal de Contabilidade) nº. 785 de 1995, onde define, no subitem 1.5, que:
1 .5 – D A T EM PES T I VI DA DE 1 .5 .1 – A te mp es ti v id ad e re fer e - se ao fato d e q u e a in f o r maç ão co n táb il d e v e c he ga r ao co n hec i me n t o d o u s uá rio e m te mp o háb il, a fi m d e q ue es te p o s sa u ti liz á - la p ar a se u s f i ns . 1 .5 .2 – Nas i n fo r ma çõ e s p rep ar ad a s e d iv u l gad as si s te ma ti ca me n te, co m o as d e mo n s traçõ e s co n táb e i s, a p er io d i cid ad e d e v e ser ma n tid a. Pa rá g ra f o ú nico – Q u a nd o p o r q ualq u er mo ti v o , i nc l us i ve d e na t ur e za le g al, a p erio d i cid ad e fo r a lter ad a o ato e sua sra zõ e s d ev e m ser d i v ul g ad o s j u nto à p ró p r ia i n fo r ma çã o .

Percebe-se que é uma nov a metodologia de encarar os custos dentro da empresa, metodologia que está umbilicalmente ligada à área de Administração e não propriamente a Contabilidade, como o organograma e a especialização historicamente trataram dos custos, e essa ligação é bastante simples: Não é suficiente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como fazer uma Resenha Crítica
  • Como fazer uma resenha critica
  • Como fazer uma resenha critíca
  • Orietações para fazer uma resenha critica
  • Como fazer uma resenha crítica
  • Como fazer uma resenha crítica
  • COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA
  • Como fazer uma resenha critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!