Como fazer um imã

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Como fazer um imã usando outro imã
Para fazer, a partir de um ímã, outro ímã que conserve por bom tempo o seu magnetismo, você precisará de uma barra de aço duro( lâmina de serra) 1). Se você játem um ímã, poderá transformar qualquer um desses objetos em novos ímãs. São bastante comuns os ímãs em forma de ferradura "U" (figura 2). Há imãs permanentes de muitos formatos; em ferradura, em anel,toróide, tipo pastilha, em barra, cilíndricos, etc. Todos eles servem para os experimentos. Assim, se eu usar na ilustração um ímã em forma de ferradura (U) e você tiver outro tipo de ímã, apósidentificar suas faces Norte e Sul, poderá usá-lo pois os procedimentos serão os mesmos. Então, vamos fazer nossos ímãs.
Segure a peça de aço duro (agulha de tricô, tesoura, etc.) com uma das mãos e o ímãcom a outra (figura 3). Esfregue, várias vezes, a extremidade de algum desses objetos contra um dos pólos do ímã, deslocando-se, sempre, do centro para a ponta. Em seguida, esfregue a outraextremidade do mesmo objeto, com o outro pólo do ímã, indo também do centro para a ponta, várias vezes.
Agora tente levantar tachinhas ou clipes de papel com o ímã que você fez. Quantas tachinhas ou quantosclipes ele levanta? Tente imantar/magnetizar outros objetos. Experimente imantar qualquer coisa que você encontre pela sala e que você ache que pode ser imantado. Há apenas uma coisa que você não devetentar imantar, é o seu relógio mecânico, caso você possua um. Se você imantar (tornar magnético) as partes de aço de seu relógio, ele não marcará as horas com exatidão, até que você o leve aorelojoeiro para desimantá-lo (desmagnetizar). Você aprenderá, depois, em outra atividade, como desimantar’, você mesmo, os objetos.
Na parte, a seguir, desta atividade pretendemos ensiná-lo a fazer ímãs quesó conservam seu magnetismo por pouco tempo. Para isto você precisará de objetos de ferro doce em vez dos de aço duro. Ótimos para isto são pregos grandes ou grossos arames de ferro com, pelo menos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imãs
  • Imãs
  • ímãs
  • ímãs
  • Imãs
  • Imãs
  • imãs
  • Imãs permanentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!