Como fazer um Cordel

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A exaustão de muitas minas antigas juntamente com o crescimento da economia mundial e, principalmente, da China está forçando as mineradoras à um novo ciclo de exploração mineral.
Para podermosentender um boom exploratório como o que se inicia, evitando a repetição dos erros passados,  é importante revermos os conceitos e a história.
A exploração mineral no Brasil
Nas últimas décadas o Brasilpassou por várias fases exploratórias distintas. Todas ditadas pelo mercado mundial e pelas suas expectativas. A evolução foi drástica. Mudaram as commodities , a metodologia, a tecnologia, osenfoques, a estratégia e a eficiência. Independente dessa imensa evolução ainda é necessário o mais importante: o ser humano que irá digerir e transformar  todos estes parâmetros em uma descoberta: *oexploracionista*.
*Carajás e o seu impacto na exploração mineral brasileira*
No nosso país, o grande divisor de águas na exploração mineral foi, sem sombra de dúvidas, a descoberta da Província Mineralde Carajás.
Até então os principais levantamentos brasileiros constituíam-se em projetos de mapeamento geológico direcionados  a embasar os trabalhos exploratórios subsequentes. A busca de petróleo naAmazônia, a descoberta de manganês na Serra do Navio, do estanho de Rondônia e da bauxita do Trombetas são os fatores determinantes que pavimentaram a descoberta maior que só ocorreu 1967.
Foi lá,em Carajás,  que a história mudou.
Nesta época, década de 60, as multinacionais americanas, como a Union Carbide e a US Steel, haviam invadido a Amazônia em busca de manganês. Foi um caso clássico deserendipity que  até hoje é discutido nas fogueiras dos acampamentos.
A US Steel, comandada pelo excepcional *Gene Tolbert*, chegou primeiro ao topo da Serra e a descoberta da maior jazida de ferrode alto teor do planeta foi feita.
Poucos anos depois, por intermédio de uma empresa, fruto direto de Carajás, a *Terraservice*, o Brasil ingressou na fase exploratória tecnológica e que, pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aprenda a fazer cordel
  • Cordel
  • cordeis
  • cordel
  • Cordel
  • CORDEL
  • Cordel
  • Cordel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!