Como fazer redação

Páginas: 7 (1622 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
TEXTOS DISSERTATIV

ASPECTOS AVALIADOS EM UM TEXTO
BLOCO A: Aspectos da leitura Falta de entendimento do enunciado ( tema, modalidade, tipologia ). Tratamento periférico do tema. BLOCO B: Aspectos estéticos Grafia ininteligível. Desrespeito às margens. Pequeno recuo de parágrafo.

BLOCO C: Aspectos enunciativos Vocabulário inadequado para o contexto. Objetividade inadequada para aproposta. Subjetividade inadequada para a proposta. Ausência de clareza inadequada para a proposta. Repetição vocabular ou de idéias inadequada. Incoerência interna e / ou externa. Estratégias ineficazes para a enunciação. Inadequação do texto ao interlocutor 1. Inadequação do texto ao interlocutor 2. Inadequação do texto aos objetivos. Argumentação frágil. Variante lingüística equivocada. Ambigüidadeinadequada de idéias. Repetição inadequada de idéias-ausência de progressão.

BLOCO D: Aspectos sintáticos Pontuação e/ou paragrafação incorretas. Período longo. Ausência de articulação sintática. Uso incorreto de conectivos para estabelecimento de relação lógica. Ausência de conectivos. Uso de gerúndio para evitar conectivos ou outros fins. Período/idéia incompleto. Inversão de termos sintáticos.Intercalação excessiva e confusa de orações. Uso equivocado de preposição ( reg. Verbal e/ou nominal ) Ausência de termos sintáticos ( sujeito, objeto, etc. )

CONDIÇÕES DE NULIDADE
São condições de nulidade da prova de Redação: a) Ser ilegível; b) Fugir totalmente ao tema proposto; c) Abordar superficialmente, evasiva e inadequadamente o tema; d) Evidenciar desconhecimento do tema escolhido;e) Conter dois ou mais parágrafos agramaticais; f) Não obedecer aos tipos de composição propostos; g) Ter um número de palavras inferior ao exigido.

Estrutura do texto dissertativo O texto dissertativo contém três partes: Introdução: Nela, o autor formula uma tese, assume um ponto de vista, que será discutido e provado no desenvolvimento.

Desenvolvimento: É a parte da argumentaçãopropriamente dita. Nela, o autor comprovará a tese, de forma consistente ao dar informações, apresentar dados, exemplos, justificativas de forma gradual e progressiva. O tema é retornado a cada informação acrescentada. Os parágrafos e as frases vêm “amarrados” um ao outro por conectores e anafóricos (conjunções, pronomes, advérbios, tempos verbais, sinônimos, hipônimos).

Conclusão: É um resumo do queestá no desenvolvimento. Ele retoma e condensa o conteúdo do texto “amarrado” ao parágrafo anterior. Possibilidades: resumo, expectativas futuras ou possíveis soluções.

Tema e título Tema é uma afirmação contida numa frase sobre o assunto do texto. [Não se deve confundir tema com título]. Título é, geralmente, uma expressão curta que contém uma simples referência ao assunto. O título não deveser genérico e deve antecipar o posicionamento do autor.

DICAS FINAIS

Não use abreviaturas. Evite ser prolixo. Não use rimas e/ou aliterações. Diferencie maiúsculas de minúsculas. Evite clichês e jargões. Não use parênteses ou expressões explicativas. Não use coloquialismos ou ditados populares.

Não use termos de baixo calão. Nunca generalize. Evite repetir a mesma palavra no mesmoparágrafo. Não abuse das citações. Frases incompletas podem causar prejuízos à interpretação do texto. Não faça períodos muito longos.

Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes. Seja mais ou menos específico em suas colocações. Frases com apenas uma palavra? Jamais! A voz passiva deve ser evitada. Use a pontuação corretamente. Não use perguntas no desenvolvimentoe/ou conclusão do texto.

Nunca use siglas desconhecidas. Exagero é prejudicial à argumentação. Evite mesóclises. Analogias alegóricas não devem ser empregadas. Evite estrangeirismos e/ou neologismos. Evite o gerúndio. Prefira frases na ordem direta.

Não escreva com letras separadas. Evite frases longas. Evite palavras vagas. Faça parágrafos entre 05 e 08 linhas. Construa pelo menos dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como fazer uma redação
  • Como fazer uma redacao
  • Como fazer redação
  • Como fazer uma redação
  • Como fazer redação.
  • Fazer uma redação
  • fazer redação
  • FAZER REDACAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!