Como escrever um bom texto jurídico x juridiquês

Páginas: 2 (290 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Como Escrever Um Bom Texto Jurídico X Jurídiquês

Como Escrever Um Bom Texto Jurídico
Um bom texto jurídico é aquele que consegue comunicar o que se deseja de forma coesa, coerente,ortograficamente correta, sucinta e respeitosa/ formal. A compreensão do texto será facilitada se o mesmo for escrito de forma simples e clara, mas nem por isso sem ser elegante.
A coesãoé conseguida com um encadeamento de ideias que, vinculadas umas as outras, formam um todo dando unidade e compreensão ao texto.
A coerência de um texto, ou seja, o texto faz sentidopara quem o lê quando há uma compatibilidade de conhecimento entre remetente e destinatário: conhecimento de mundo, dos costumes, da língua, etc.
Além disso, o texto deve primar pelacorreção ortográfica, dando qualidade ao objeto e ao autor; deve ser sucinto, sem exageros linguísticos que muitas vezes não acrescentam algo relevante; e respeitoso/ formal, mas também semexcessos.
A linguagem, principalmente a escrita, uma vez que os interlocutores não estarão frente a frente, deve ser uma obsessão. Um texto jurídico mal redigido prejudica a todos: advogados,juízes e clientes.

“Juridiquês”
O “juridiquês” seria quase que uma nova língua criada pelos operadores da justiça. Um “dialeto” que somente eles têm compreensão, por conta do modocomo usam a linguagem, principalmente escrita. E temos como críticas ao juridiquês:
-costuma ser indireto, implícito, com formulações complicadas, quase sempre fazendo com que odestinatário não compreenda, ou faça interpretações equivocadas;
-na tentativa de rebuscamento, cometem-se erros, e alguns até grotescos, com o uso de palavras dicionarizantes, e expressõeslatinas e inexistentes;
-o mau uso da linguagem, além de pôr em xeque o papel social da justiça, aumenta a morosidade do processo judicial com os chamados “embargos de declaração”.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como escrever um bom texto
  • Como escrever textos
  • Como Escrever Um Bom Quem Somos
  • Como escrever um bom artigo
  • Como escrever um bom artigo
  • Textos Juridicos
  • Texto jurídico
  • Textos juridicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!