como ensinar matemática para crianças de 5 e 6 anos de idade

Páginas: 31 (7617 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013

como ensinar matemática para crianças de 5 e 6 anos

GISELE TIETBOHL¹
cibele augusta de almeida andrade ²

Instituto Dados da Amazônia - IDAAM
Universidade Gama Filho
Área de Humanas
Manaus - AM


RESUMO – Trabalhar a matemática na educação infantil não é uma tarefa fácil, embora muitos esforços tenham sido designados à aprendizagem da matemática e na formação dos professores dematemática. O trabalho com noções matemáticas na Educação Infantil poderá atender às necessidades das próprias crianças de constituírem conhecimentos que incidam os mais variados domínios do pensamento, por um outro lado, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-la melhor para viverem, participarem e compreenderem um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidade. O papel doprofessor e da escola neste processo tem que ser ativo, dinâmico, reflexivo para que desenvolvam na criança os conceitos matemáticos de forma prazerosa e não de forma temerosa. Busca-se no decorrer deste trabalho, promover o levantamento bibliográfico sobre a criança / matemática e alguns pontos de partida para o ensino na educação infantil em uma visão teórica e prática, através da atividade emsala de aula. Cabe ressaltar que este artigo tem como objetivo analisar a importância de trabalhar a matemática na educação infantil e qual a dificuldade encontrada pelo professor, pois, o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.



1 Introdução

Partimos do princípio de que para ensinar épreciso, entre outras coisas, conhecer bem o conteúdo a ser ensinado e a maneira mais adequada de fazê-lo em cada nível de ensino, levando em conta a idade e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, é preciso considerar o contexto em que a escola se insere e as características da clientela atendida.
Esses aspectos são importantes porque as especialidades de cada escola devem serpriorizadas no processo de escolarização, ainda que haja uma programação mínima considerada desejável por uma determinada sociedade em uma determinada época, a qual deve ser apropriada pelos estudantes. Esses aspectos são essenciais para que se possa realmente democratizar o ensino, oferecendo mais condições àqueles que mais precisam da escola para se desenvolver plenamente.
Outro ponto também nãopode ser esquecido: a aprendizagem da Matemática sofre um paradoxo. Os alunos que estão na fase inicial da escolarização seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, geralmente gostam da disciplina, segundo opinião dos professores, e não vêem a hora de fazerem as atividades a ela relacionadas.Na medida em que a escolarização avança, a Matemática vai se tornando uma espécie de bicho papão e suaaprendizagem vai causando mais desgosto e desânimo do que prazer.
Os conceitos matemáticos precisam ser compreendidos e não memorizados, o que faz toda a diferença para a escolaridade sem percalços na área. E esses conceitos não são aprendidos pela oralidade, pela repetição, nem por ouvir alguém falar sobre eles, ou repetindo a escrita dos símbolos matemáticos. Os conceitos de matemáticaprecisam ser construídos pelos alunos de forma ativa, num processo contínuo de construção-reconstrução em que a interação com os colegas, os amigos e os adultos ocupam um lugar relevante. É preciso, também, que tenhamos uma idéia ampliada do que significa a construção ativa do conhecimento, ela não diz respeito apenas ao manuseio de materiais concretos, objetos do mundo físico ou que estejam relacionadosao dia-a-dia dos estudantes, pois, na medida em que as pessoas desenvolvem o conhecimento (de diferentes naturezas) que já se adquiriu passa a ser ponto de partida para a construção do novo.
Com base em estudos e amostras, pode-se concluir que os conceitos de matemática devem ser articulados com os trabalhos de sala de aula, pois as crianças que estão nesta faixa etária aprendem melhor os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância da Música na Aprendizagem de Crianças de 5 e 6 anos de idade
  • alfabetização de crianças de 5 a 6 anos
  • Compreendendo a criança de 5 a 6 anos
  • Mucocele labial em crianças de 6 anos de idade
  • Planejamento de aulas de música para crianças de 5 a 6 anos
  • Desenvolvimento motor de crianças de 5 e 6 anos
  • MATEMATICA COMO ENSINAR NOS ANOS INICIAIS
  • A criança aos 11 anos de idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!