Como elaborar monografia

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
Guia de TCC: http://guiatcc.blogspot.com.br/2012/06/como-fazer-uma-boa-introducao-de-tcc.html

TUTORIAL DE COOM ELABORA A INTRODUÇÃO DE UM MONOGRAFIA
O que deve conter em uma introdução de monografia ou trabalho de conclusão de curso:
Começa por uma contextualização ampla, porém sem fugir do assunto da pesquisa.  Em dois ou três parágrafos, procura chamar a atenção do leitor para aimportância do estudo e, ao final, deixa claro de que tipo de estudo se trata. Convém lembrar que “a primeira impressão é a que fica” e, por isso, esta parte introdutória deve equilibrar objetividade e criatividade.
Um detalhe importante, por vezes esquecido: na introdução, se deseja despertar o interesse para a leitura total do texto. Obviamente, isso significa: a) que deve efetivamente despertar ointeresse; b) não pode apresentar os resultados e as conclusões do estudo.
 
Identificação e justificativa do assunto
Depois da contextualização, apresenta-se o tema de estudo. Para isso: a) descreve-se rapidamente a empresa (ou ambiente de estudo); b) apresenta-se o problema administrativo que está ocorrendo; c) define-se o tema que será estudado. É importante observar que, diante de um problemaadministrativo, pode haver várias possibilidades de temas de estudo e, justamente por isso, o tema deve ficar especificado de forma bastante clara, para que o leitor saiba efetivamente o que será desenvolvido no estudo.
Depois, em parágrafos distintos, se explica a importância de estudar o assunto, ou seja, justifica-se porque o assunto merece ser pesquisado. Há três grupos principais dejustificativa:
 
a) teórica, ou seja, qual a contribuição do estudo para a ciência; b) empírica, ou seja, qual a contribuição que o estudo traz a prática, para o trabalho do dia-a-dia dos envolvidos e/ou interessados no assunto; c) social, ou seja, qual a contribuição da pesquisa para a sociedade como um todo e/ou para o grupo social que pode ser atingido pelos resultados da pesquisa. Esta últimajustificativa (social) normalmente é utilizada em projetos ou estudos na área da administração pública e em organizações do Terceiro Setor.
Por fim, num único parágrafo e numa sentença bem objetiva e clara, se coloca a pergunta de pesquisa, ou seja:o que o estudo quer mostrar?
É facultativo colocar o problema de pesquisa no final do item 1.1 ou, então, junto à descrição do tema de estudo (antes dajustificativa). Também admite-se dividir este item em dois, sendo um para o tema e problema e outro para as justificativas.
 
Objetivos
No Objetivo Geral deve-se enunciar, numa frase única que começa com verbo no infinitivo, qual o objetivo central do trabalho.
 
No campo Objetivos Específicos deve-se:
- Descrever, em quantos tópicos necessários for, quais os objetivos intermediários necessáriospara atingir o objetivo geral;
- Evitar a descrição de objetivos no estilo de passos metodológicos;
- Usar verbos de natureza mais operacional, tais como mensurar, avaliar e outros similares.
 
Perguntas mais freqüentes sobre como fazer a Introdução da monografia:
1) Podem ser usadas citações de autores na Introdução?
Pode, e, por vezes, é até interessante, fundamentar as idéias com opensamento (citações) de autores conceituados. Eles conferem o que se chama de argumento de autoridade, isto é, não é o pesquisador quemestá afirmando; outras pessoas com maior autoridade afirmam. Porém, é necessário observar que, como regra geral, a introdução é um texto contendo as percepções e idéias do pesquisador. Por isso, recomenda-se o uso de poucas citações na introdução.
2) Quantos objetivosespecíficos são necessários?
Não há regra quanto a isso, podendo variar de somente um até mais de dez. No entanto, é necessário observar que uma proposta de estudo com um único objetivo específico tende a ser excessivamente focada e pode perder parte de sua importância e, por outro lado, o excesso de objetivos normalmente indica um estudo que não tem um foco claro. Normalmente, quatro a seis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como elaborar uma monografia
  • Como elaborar monografia
  • Elaborar monografia
  • Breve Roteiro para Elaborar uma Monografia
  • Como Elaborar uma Monografia (ABNT)
  • Projeto de monografia(como elaborar)
  • Elaborar
  • Recordar e Elaborar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!