COMO ELABORAR AS REFER NCIAS EM UM TRABALHO CIENT FICO

2506 palavras 11 páginas
MATERIAL DIDÁTICO – 01 janeiro/2006

COMO ORGANIZAR AS REFERÊNCIAS EM UM trabalho científico

O material apresentado tem a propósito de responder a algumas dúvidas que surgem no momento de organizar as referências em um trabalho científico. É a tentativa de elaborar um material didático para facilitar a busca dos acadêmicos que durante o processo de construção de um Trabalho Científico se deparam com muitas dificuldades em entender as ABNTs e na formatação dos mesmos e como
A ABNT não é um conteúdo a ser decorado pelos acadêmicos, e sim um conjunto de normas que devem ser compreendidas, portanto é um instrumento indispensável para todos os pesquisadores, mesmo iniciantes, já que a formatação adequada também faz parte do rigor científico.
De acordo com a ABNT/NBR 6023:2002 o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual, é a definição de referências. Portanto nas referências só estarão os documentos citados no texto produzido: monografia, dissertação, tese, resenha artigo e outros. A bibliografia poderá ser definida como parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar.
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas de agosto 2002, a NBR 6023:2002 tem o objetivo de fixar a ordem dos elementos a serem incluídos nas referências; estabelecer convenções para transcrição e apresentação da informação originada de um documento ou de outras fontes de informação; orientar a composição e compilação de referências do conjunto de material que foi citado no corpo do texto de um trabalho científico: artigo, resenhas, TCC, monografia, dissertação, tese, ensaio e outros.
É importante lembrar que esta NORMA não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui, confira NBR 6023:2002.

1 Definições De acordo com a NBR 6023 (2002, p. 2) aplicam-se as

Relacionados