Como diagnosticar distúrbio de aprendizagem e dislexia e qual é a atuação do professor em cada caso

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2011
Como diagnosticar distúrbio de aprendizagem e dislexia e qual é a atuação do professor em cada caso.

O processo da aprendizagem é único e individual para cada criança ou individuo que nelese encontra.
Muitas vezes o processo da aprendizagem não acontece de maneira positiva e qualitativa devido algumas particularidades genéticas, hereditárias, físicas, individuais ou sociais decada indivíduo. Uma das barreiras pode ser caracterizada como distúrbio da aprendizagem.
Distúrbio da aprendizagem carateriza-se por crianças que apresentam dificuldades de aquisição de matériateórica, embora apresentem inteligência normal, não demonstram desfavorecimento físico, emocional ou social, essas crianças são capazes de aprender, pois o distúrbio não é uma deficiência irreversível,mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados, portando não devem ser confundidos com deficiência mental.
Dentre os principais distúrbios da aprendizagemencontramos a Dislexia, que é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exagerada de testosterona pela mãe durantea gestação. É uma doença caracterizada pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas àcoordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras ou palavras ao escrever, onde não deve ser confundida como o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação,condição sócio-econômica ou baixa inteligência, esses indivíduos apresentam maiores habilidades em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
A dislexia e osdistúrbios de aprendizagem são diagnosticados através de uma avaliação completa, incluindo as de inteligência, educacionais e avaliações da fala e linguagem.
As avaliações utilizadas nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DISLEXIA: Disturbio de aprendizagem
  • Disturbios da aprendizagem: Disgrafia e Disortografia ligadas à Dislexia
  • Estratégias educacionais frente os distúrbios de aprendizagem relacionada à dislexia
  • DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
  • Disturbios de aprendizagem
  • Distúrbios de aprendizagem
  • Distúrbios de aprendizagem
  • DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!