Como criar uma empresa

Páginas: 21 (5248 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
PROJETO EMPRESA
ROTEIRO ESCRITO




















Janeiro
2014
SUMÁRIO

1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO 2
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 4
3 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO 6
4 ANÁLISE DO MERCADO CONSUMIDOR 7
5 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 9
6 PLANEJAMENTO DE MARKETING E DE VENDAS 12

o esqueça de deletar as orientações abaixo!
Este sumário estápré-formatado. Para atualizá-lo é só clicar em qualquer parte dele.
1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
A apresentação da ideia de negócio deverá contemplar os itens abaixo:
- Descrição da ideia de negócio;
- Inovação; Por que sua ideia é inovadora e/ou diferenciada?
- Percepção de benefício gerado para o cliente; Qual o benefício que a sua ideia gera para o seu cliente?
- Tamanho de mercado; Qual é otamanho do mercado potencial para esta ideia?
- Viabilidade; Por que, se transformada em negócio, sua ideia será viável financeiramente?

Em uma ou duas frases, apresente o contexto em que a sua “ideia de negócio” faz sentido. Aqui, é preciso convencer o leitor de que, dado este contexto, há um problema, uma necessidade ou uma oportunidade em um mercado consumidor específico que ainda não foiresolvido satisfatoriamente ou explorado de forma adequada. A relação contexto/problema é a parte mais importante e delicada de todo o plano de negócio. O leitor precisa entender o contexto que você está apresentando, precisa reconhecer que neste contexto específico há um problema (uma necessidade ou uma oportunidade). Se ele não entender o contexto e não concordar que há um problema, esqueça! Você jáperdeu a chance da primeira boa impressão! Dificilmente o leitor concordará que você tem uma oportunidade de negócio real nas mãos.

Após a apresentação do contexto/problema é preciso explicar qual seria a melhor solução do mundo para este problema. Mas como não é possível ter a melhor solução do mundo em função de diversas restrições, apresente sua solução (sua ideia de negócio). Aqui é precisoque o leitor concorde com a “melhor solução do mundo”, concorde que há limitações para obtermos a melhor solução do mundo neste momento e que a ideia de negócio apresentada está no caminho correto da “melhor solução do mundo”. Nada impede que você consiga apresentar a melhor solução do mundo.

Em seguida, é preciso explicar como funciona a sua solução. Tente ser o mais didático, claro e objetivona construção das suas frases para evitar desvios da atenção do leitor.

Por fim, destaque os benefícios da sua ideia de negócio. Estes benefícios podem incluir vantagens competitivas, estimativas de lucratividade e rentabilidade do negócio (informação fundamental para investidores privados), impactos sócio-ambientais (importante para agências de fomento).

Empreendedores de primeira viagem emesmo os mais experientes comentem diversos erros nesta primeira parte do plano de negócio. Veja os principais e procure evitá-los:

- Ausência da caracterização da oportunidade para o leitor: lembre-se que será sempre o leitor do plano de negócio quem vai entender se há uma oportunidade ou não por meio da leitura do documento. A ausência da caracterização da oportunidade ocorre, pelo menos,em três situações:
a) quando o sujeito, por incrível que pareça, consegue escrever um plano de negócio sem uma oportunidade definida nas mãos. É “linguiça” ou “ar quente” do começo ao fim do texto;
b) quando o empreendedor conseguiu realmente identificar uma oportunidade de negócio, mas não foi hábil em apresentar a oportunidade em formato de texto;
c) quando o empreendedor identificou aoportunidade, conseguiu explicá-la em um texto, mas o leitor não ficou convencido de que aquela oportunidade de negócio existe.

- A oportunidade é real para o empreendedor, mas não atende a expectativa do leitor: isto ocorre com frequência quando o empreendedor está em busca de investidores. Para o empreendedor, sua oportunidade de negócio é bastante rentável, mas para o investidor o negócio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • como criar uma empresa
  • criar uma empresa
  • Como criar uma empresa
  • Como criar uma empresa
  • Criar empresa
  • Como criar uma empresa
  • Criar Empresa
  • Como criar uma empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!