Como comunicar a verdade na amazônia

Páginas: 4 (950 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2011
A capoeira, manifestação cultural tanto quanto marginalizada e ignorada pela mídia se fez presente na Solenidade de Abertura da II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e VII ConferênciaBrasileira de Mídia Cidadã no dia 20 de outubro na UFPA. Logo em seguida, o jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto proferiu a Conferência “Como comunicar a verdade na Amazônia” na qual versou sobrebarbárie urbana, abuso de poder, corrupção e expôs seu descontentamento com o controle da informação que caracteriza a suprimida difusão da verdade jornalística na Amazônia. Lúcio, falou sobre a importânciadas mídias alternativas para praticar uma imprensa livre. Para exemplificar o jornalista citou o caso do Jornal Pessoal um tablóide quinzenal de sua autoria, cujo principal objetivo jornalístico é nãoomitir nenhum fato, mas sim expor tudo o que os poderosos (empresários, políticos) da região gostariam que fosse para “debaixo dos panos’. As pressões políticas e financeiras na região segundo Lúciosão um dos principais obstáculos para o estabelecimento de uma imprensa livre de censura e saudável.
Nessa perspectiva das mídias alternativas versus a imprensa tradicional comumente viciada econtrolada pelos interesses de poucos. O sociólogo paraense enxerga na internet, um canal para estabelecer uma comunicação mais livre atualmente. Permitindo assim, uma pluralidade de vozes e maiordisseminação/uso da informação.
Para Lúcio Flávio Pinto a imprensa local é regida pela seguinte frase: “ordas que obedecem ordens”. Lúcio ainda falou sobre o infindável problema do desmatamento em conjunto com odesaparecimento dos recursos naturais. Sobre Carajás ressaltou que a maioria da população não conhece e nem faz idéia do gigantismo de Carajás, tanto em termos de recursos como de destruição.Capoeira é coisa de preto, negro, pobre. É forma de resistência, comunicação para engabelar patrão. É dança e luta. Quilombolas rurais e urbanos abriram hoje a cerimônia que iniciou o Encontro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é comunicar.
  • Comunicar
  • Amazonia
  • Amazonia
  • Eu e a Amazônia
  • amazonia
  • Amazonia
  • AMAZONIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!