Como começar um trabalho acadêmico

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Começar um trabalho acadêmico

Escolher um tema para o trabalho acadêmico muitas vezes provoca tensão no estudante, que perde demasiado tempo sem uma resolução eficaz, chegando a eleger um tema pelo qual não tem a menor simpatia, e nem conhecimento.
Nesse sentido, e para auxiliar o aluno na escolha do tema de sua monografia, TCC ou qualquer outra pesquisa acadêmica propõe que sejam levadosem conta os seguintes critérios:



➢ Situe uma área de interesse, em meio aos conteúdos pertinentes ao seu curso de formação.




➢ Dentro dessa área, busque um assunto que não seja demasiado amplo, e nem muito restrito.




➢ Antes de determinar que aquele será o tema de seu trabalho acadêmico efetue uma busca em sites de livrarias ou afins, para a certificação daexistência de bibliografias, periódicos e outros materiais que servirão de base e inspiração.




➢ Compreenda que uma pesquisa acadêmica não consiste, absolutamente na cópia de livros e outros materiais, o que significaria plágio. A confecção de monografias, TCCs, artigos científicos, dentre outros tipos de trabalho, exige uma redação própria, original, ainda que inspirada e fundamentada emprincípios já postulados. É preciso, no entanto, que o resultado final reflita uma visão própria e acertada do tema eleito.




➢ Delimite, dentro da temática escolhida, uma abrangência para sua pesquisa. Não é possível falar de tudo ao mesmo tempo.




➢ Não confunda tema com título. O segundo deve ter características originais, que prendam a atenção do orientador, causem impacto,boa impressão da temática abordada. Um bom exemplo é: tema - Expansão das Instituições de Ensino Privado no Brasil; título: E o diploma, está à venda?




➢ Tendo em mãos os documentos basilares, como livros, revistas e periódicos; divida em capítulos o conteúdo do trabalho, tendo em vista que devem, como resultado final, ter aparência concisa, homogênea, como se fossem instrumentos deuma mesma orquestra, que em conjunto aplicam um efeito final belo e elegante.




➢ Disponha de tempo hábil para estudar, investigar, compreender, desvendar o tema eleito e relatá-lo de forma atraente e dinâmica.




Introdução

A INTRODUÇÃO tem a finalidade de esclarecer ao leitor a respeito do conteúdo da pesquisa, explicitando com clareza e coerência, de forma dissertativa: adelimitação do tema; o problema abordado; as hipóteses causais e de solução propostas para o problema; o estado da arte* (com apoio da literatura, ou seja, apresentando citações diretas ou indiretas); o objetivo da pesquisa e sua relevância para a ciência (justificativa), para o meio acadêmico, profissional e comunitária.
Descrever objetivamente, com o apoio da literatura, o problema focalizado,sua relevância no contexto da área inserida e a importância específica de sua proposta para o avanço ou consolidação do conhecimento. Ao final da Introdução, deve aparecer a justificativa de execução da pesquisa, sem necessariamente colocá-la como um tópico a parte.
A justificativa constitui uma parte fundamental da pesquisa.
É nessa etapa que você convence o leitor (professor, examinador edemais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito. Para tanto, ela deve abordar os seguintes elementos: a delimitação, a relevância.

a) Delimitação

Como é impossível abranger em uma única pesquisa todo o conhecimento de uma área, devem-se fazer recortes a fim de focalizar o tema, ou seja, selecionar uma parte num todo. Delimitar, pois, é pôr limites.
O que delimitar?
-Área específica do conhecimento;
- Espaço geográfico de abrangência da pesquisa;
- Período focalizado na pesquisa.

b) Relevância

Deve ser evidenciada a contribuição da pesquisa para a ciência e para a sociedade, ou seja, em que sentido a execução de tal pesquisa irá subsidiar o conhecimento científico já existente e a sociedade, de maneira geral ou específica.


Problema

Sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comecar o trabalho
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!