Como combater a evasão escolar

Páginas: 4 (908 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-combater-abandono-evasao-escolar-falta-alunos-abandono-acompanhamento-frequencia-551821.shtml
Como combater o abandono e a evasãoescolar
Saiba como você, gestor, pode proceder para combater a evasão e garantir a presença de todos os alunos na sala de aula
Noêmia Lopes

As aulas já começaram há algumas semanas e, a esta altura, osalunos estão adaptados e as atividades escolares, em pleno curso. Mas você já conferiu se todos os matriculados estão realmente frequentando as classes ou se há alguém que falta regularmente ou nemsequer apareceu?

O problema do abandono dos estudos e da evasão preocupa os educadores e responsáveis pelas políticas públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% noEnsino Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões de crianças e jovens, segundo dados de 2005). São mais 2,9 milhões (dados de 2007) que abandonam as aulas num ano e retornam no seguinte,engrossando outro índice preocupante: o da distorção idade e série.

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pelaescola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para seremminimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes (veja asilustrações desta reportagem), que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem - o que, obviamente, se perde quando a criança não vai à aula.

Além disso, como dizMaria Maura Gomes Barbosa, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) e consultora de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, "o acompanhamento da frequência é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evasão Escolar
  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar
  • Evasão escolar
  • Evasão escolar
  • EVASÃO ESCOLAR
  • evasão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!